A Constituição federal brasileira, documento de caráter politico social, rege no seu artigo 5* paragráfo IV sobre a liberdade de expressão. Entretanto este direito é acompanhado de muitos poréns e discussões, principalmente na atualidade onde com o uso indevido da tecnologia vem abusando desta garantia, intervindo na comunicação e vida social das vítimas, como impactando na saúde mental. A internet progrediu incansalvelmente na comunicação entre indivíduos, mas a exposição da vida social na mídia faz com que o espaço livre para opiniões e visualizações se torne algo pretencioso e aberto a criticas ou acusações.
A música internacional "All because I liked a boy" (Vírgula) de Sabrina Carpenter, autoral dela, foi usada como ferrementa de pedido e resposta a todos que parassem de acusar-lá sobre as viralizações que estava ocorrendo com seu nome e a relação amorosa de Olivia Rodrigo e Joshua Basset, em um trecho de sua música ela fala sobre como as ameaças de morte estavam chegando em sua casa em grande quantidade "podendo encher um caminhão" e se explica que ela não teria nada haver ao termino ou brigas do casal pois ja tinha terminado com ele. Assim presenciado o desespero da cantora em se explicar pelo cancelamento virtual que estava recebendo, mesmo que diretamente não tenha sido sua culpa. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A mentalidade de não permitir o diálogo de resposta com a vitima sobre acusações ou atacar sem as devidas provas com comentários grotescos impacta na saude mental na comunicação social, onde o medo de aparecer e ser discriminada ou de conversar e ser criticada persegue a vida de quem passa por essa situação, desencadeando a depressão, a ansiedade e podendo até ter riscos de suicidio como varios casos ja apresentaram. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Observando nesta perspectiva, conclui-se a necessidade de intevenção quando a comunicação passa dos limites sendo papel imprescendível da mídia o controle e de educar a maneira certa de seu uso , o signicado do respeito ao proximo e a prevenção contra o suicidio por motivos virtuais, como a proibição de publicação de comentários indesejados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 240 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |