O advento da internet no contexto de guerra possibilitou uma excelente forma de comunicação entre os soldados e o seu exército. Devido a isso, essa criação passou a ser usada no cotidiano das pessoas. Isso, no entanto, abriu margem para o maus uso das redes sociais. Nelas, as pessoas nutriram em si um interesse exagerado na vida alheia e um comportamento justiceiro, que acarretam em crimes como difamação e calúnia, além de expor demais as pessoas aso ataques de outras, ocorrendo, por fim, o cancelamento virtual, que pode prejudicar a saúde mental da pessoa que sofreu esses ataques.
Em primeira análise, é importante destacar que a depressão é o primeiro impacto grave na saúde mental de uma pessoa que sofre o linchamento virtual. Nesse contexto, o filósofo medieval Santo Agostinho coloca a calúnia como um crime grave contra qualquer pessoa, pois a má fama influencia muito negativamente a vida de alguém em seu meio. Com isso em mente, quem sofre os ataques ataques tem sua reputação destruída , o que culmina em uma relação desarmônica com as pessoas do seu meio e a na percepção negativa sobre si, o que, a longo prazo, tem o poder de deprimir.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, outro impacto grave para o linchamento virtual pode vir a ser o suicídio. Em dado momento da história, o presidente, na época, Getúlio Vargas recebe fortes críticas ao seu governo pelos jornais. Em seguida, ele escreve uma carta quem é dito que os jornalistas o caluniam e comente suicídio. De modo análogo com o linchamento virtual, observa-se que o mesmo tipo de perseguição ocorre. Dessa forma, as pessoas que sofrem os ataques, por estarem deprimidas por sofrer por muito tempo veem nesse ato a única forma de fazer com que o seu sofrimento acabe e o cometem.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, essa questão não pode ser ignorada devido à gravidade dos impactos negativos na saúde mental das pessoas. Logo, para que haja o combate ao problema, é importante que se amplie e facilite o acesso aos canais de atendimento do governo relacionados à saúde mental. O Ministério da Saúde, por sua vez, deve realizar, por meio de campanhas, a divulgação desses canais para o conhecimento amplo das população. Dessa forma, a pessoa que sofre esses ataques estará informada e poderá receber apoio e também pode buscar tratamento da condição que a está afetando no momento para que ela não tome nenhuma atitude drástica e desesperada para que o sofrimento acabe. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 0 | Não articula as informações. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 200 | A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar. |