No livro "Extraordinário", o personagem principal sofre de uma doença genética que lhe causa deformidade facial. No decorrer da narrativa, percebe-se o medo do personagem acerca do preconceito, consequentemente, levando-o ao distanciamento social. Paralelamente com a realidade, comportamentos semelhantes podem ser observados nos usuários de mídias social vítimas de cancelamento virtual, tais como a reclusão social e o desenvolvimento de doenças mentais.
A priori, é importante frisar que o cancelamento virtual, em sua maioria, é composto por um grupo de pessoas que minimizam um indivíduo. Seja por opiniões divergentes ou atitudes que levam ao julgamento. Destarte, o medo de ser impactado pelo cancelamento resulta na reclusão de um usuário virtual, deixando-o incapacitado de se expressar e interagir com outrem. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é evidente o desenvolvimento de doenças mentais em pessoas impactadas pelo cancelamento virtual. Recentemente, uma jovem chamada Jéssica foi vítima desse ato, o que resultou em seu autoextermínio. Os ataques sofridos, abundantes de agressividade e humilhação, levam à negatividade do indivíduo atacado, abalando sua saúde mental. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe ao governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, a criação de postos de atendimento psicológicos virtuais para vítimas desse tipo de ataque e possíveis denúncias, a fim de minimizar os impactos na saúde mental resultantes do cancelamento virtual. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |