Michel Foucault, filósofo francês, em sua obra "Vigiar e Punir" (Vírgula) ao tratar da sociedade disciplinar alegou que o indivíduo se desloca de "um meio de confinamento" para outro, nas esferas sociais. Na contemporaneidade, pode-se dizer que surge mais um meio de prisão, agora, na esfera virtual: a internet. Assim, é essencial a consciência do prejuízo psique que o cancelamento causa, e também as consequências negativas geradas nas interações dos seres.
Sob uma primeira análise, o escasso interesse político em assegurar a saúde mental da pessoa vítima de "linchamento" cibernético frustra seu equilíbrio emocional. Assim, acarretando casos de ansiedade e depressão, condicionando seu comportamento de forma nociva. Sendo assim, "cancelar" alguém só por cancelar constitui um ato de violência, e não é algo benéfico (Explore mais essa discussão). A fim de minimizar esse embaraço, é importante que os governantes atentem-se para os danos causados pela omissão.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as interações virtuais são afetadas por discursos de ódio e intolerância, incitando a violência, exacerbando as tensões e impedindo quaisquer esforços para promover a mediação, paz e tolerância. Portanto, a liberdade de expressão é constantemente confundida com o livre direito de ofender, ameaçar e cancelar uns aos outros. Dessa maneira, tem-se um país ausente nessas manifestações virtuais criminosas.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é necessário atitudes para superar a cultura do cancelamento no meio virtual. Para isso, urge que o Poder Executivo juntamente com a (ANDP), Autoridade Nacional de Proteção de Dados, fiscalizem e criminalizem, (Sem vírgula) os responsáveis por mensagens de ódio e violência psíquica nas redes. Dessa forma, existirá uma sociedade tolerante e vigilante em suas colocações. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |