[Sem título] - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 06/01/2024

Status:

Corrigida
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Michel Foucault, filósofo francês, em sua obra "Vigiar e Punir"  (Vírgula) ao tratar da sociedade disciplinar alegou que o indivíduo se desloca de "um meio de confinamento" para outro, nas esferas sociais. Na contemporaneidade, pode-se dizer que surge mais um meio de prisão, agora, na esfera virtual: a internet. Assim, é essencial a consciência do prejuízo psique que o cancelamento causa, e também as consequências negativas geradas nas interações dos seres.

Sob uma primeira análise, o escasso interesse político em assegurar a saúde mental da pessoa vítima de "linchamento" cibernético frustra seu equilíbrio emocional. Assim, acarretando casos de ansiedade e depressão, condicionando seu comportamento de forma nociva. Sendo assim, "cancelar" alguém só por cancelar constitui um ato de violência, e não é algo benéfico (Explore mais essa discussão). A fim de minimizar esse embaraço, é importante que os governantes atentem-se para os danos causados pela omissão.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as interações virtuais são afetadas por discursos de ódio e intolerância, incitando a violência, exacerbando as tensões e impedindo quaisquer esforços para promover a mediação, paz e tolerância. Portanto, a liberdade de expressão é constantemente confundida com o livre direito de ofender, ameaçar e cancelar uns aos outros. Dessa maneira, tem-se um país ausente nessas manifestações virtuais criminosas.

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é necessário atitudes para superar a cultura do cancelamento no meio virtual. Para isso, urge que o Poder Executivo juntamente com a (ANDP), Autoridade Nacional de Proteção de Dados, fiscalizem e criminalizem, (Sem vírgula) os responsáveis por mensagens de ódio e violência psíquica nas redes. Dessa forma, existirá uma sociedade tolerante e vigilante em suas colocações. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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