As pessoas estão se expondo cada vez mais em ambientes virtuais, às vezes, para se promoverem, ou exibirem suas vidas cotidianas, no entanto, há julgamentos negativos em massa conhecidos por cancelamento virutal, realizados por outros usuários. Está crítica impacta na saúde mental e pode acarretar em doenças psicológicas, destruição de famílias e na danificar a reputação de quem a recebe. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Há internautas que não suportam o cancelamento virtual e acabam adquirindo doenças psicológicas como ansiedade, pânico e em casos mais extremos autoextermínio. Essas enfermidades mentais são causadas por uma pré-disposição à crítica negativa, ao isolamento e a não aceitação que diversos usários fazem apenas a uma pessoa que se sente excluída.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, afeta a família da vítima que sofreu cancelamento virtual, iniciando uma destruição familiar. Em muitos casos, os autores do cancelmento virtual atacam as famílias do cancelado(a) com calúnias e difamções, sempre para atingir vítima cancelada. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Como se não bastasse, o cancelamento virtual impacta na reputação da pessoa cancelada. Criam fakenews fake news- notícias falsas- para abalar psicologicamente a vítima que devido à grande repercussão já se sente fragilizada, podendo cometer qualquer ato impenssável. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, o cancelamento virtual impacta expressivamente na saúde mental de um pessoa, pois podem gerar doenças psicológicas, destruição de famílias e danificar sua reputação. Poderia haver fiscalização por parte dos administradores das redes sociais e governo, tendo em vista que diminuiría consideravelmente as notícias falsas e a prática do cancelamento virtual. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |