Futuro incerto - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 27/11/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Consoante previsão constitucional, a segurança, (Sem vírgula) é direito de todos e dever por parte do Estado. Todavia, de forma contraria a essa previsão, tem-se percebido um aumento de ataque às escolas brasileiras. Desse modo, discorrer sobre as causas e as consequências dessa situação é essencial. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Em primeiro plano, é necessário explicar que a negligência por parte do Estado é uma das causas que levam ao aumento desse tipo de violência. Diante disso, a pouca efetividade do controle da segurança nos espaços escolares traz um aumento dos ataques em razão da insegurança existente. Segundo a Promotora Ana Carolina, entre 2002 e 2023 foram registrados 27 ataques a escolas no Brasil, na avaliação da representante do MP, uma das causas desse fenômeno é a radicalização dos jovens, que frequentam fóruns de discussão na internet, local este que serve também de ambiente para a esculta e averbação para o ressentimento de pessoas vítimas de bullying, os quais encontram nesse espaço digital formas e incentivo a violência.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, insta salientar – também – que as consequências diretas da violência nas escolas além dos danos físicos e emocionais aos estudantes e aos profissionais da educação, a presença constante da violência compromete a qualidade do ensino, interferindo no processo de aprendizagem e minando a construção de um ambiente seguro e acolhedor para todos (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse cenário prejudica não apenas o presente dos estudantes, mas também compromete o futuro da sociedade, uma vez que a educação é uma base para o desenvolvimento sustentável. Desse modo, essas sequelas trazem uma exclusão social, a qual possibilita a evasão escolar. 

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, para que se atenuem os índices de ataques às escolas no Brasil, são necessárias medidas firmes contra a violência. Desse modo, é fundamental que o Estado em conjunto com a sociedade e instituições educacionais reforcem a importância de uma abordagem integrada e monitorando, mais de perto, tanto os familiares quanto os educadores, possíveis jovens com algum conflito social, ou mesmo brincadeiras que possam contribuir para esse tipo de violência. Assim será possível construir escolas verdadeiramente seguras e promover uma educação de qualidade para todos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200