O documentário “Pro dia nascer feliz” (Vírgula) produzido em 2006 pelo cineasta João Jardim (Vírgula) retrata a violência nas escolas do Brasil em suas diversas formas. Na filmagem, fica evidente as agressões físicas, psicológicas, morais e patrimoniais sofridas por todos que estão envolvidos no ambiente escolar. Quase duas décadas depois, tal problemática mantém-se relevante em decorrência do aumento da violência nas escolas brasileiras que resultam de um sistema de ensino que perpetua mecanismos de hierarquia e controle de seus indivíduos e também não prepara seus profissionais para enfrentar essas adversidades. Dessa forma, cabe ao Estado intervir com ações de combate a essa situação de modo a promover uma educação eficaz.
Inicialmente, cabe destacar que o aumento de conflitos nas instituições de ensino do país é provocado pelo o autoritarismo predominante em salas de aula. A esse respeito, o sociólogo Émile Durkheim afirma que a escola deve funcionar como mecanismo secundário de socialização do indivíduo, sendo o primeiro a família. Para ele, a educação deve ser um trabalho de autoridade pautado no respeito, de modo a formar indivíduos que contribuam para a harmonia. social. No entanto, em algumas instituições do país ocorrem abusos pelos professores e coordenadores quando os alunos não cumprem as regras e os objetivos que devem ser atingidos por meio de notas nas avaliações periódicas, aplicando-se muitas vezes medidas coercitivas desproporcionais. Tal situação gera no aluno um sentimento de impotência e incapacidade e, em alguns casos, podem gerar retaliações pelos alunos às medidas aplicadas utilizando-se de violência física, depredação patrimonial da escola e dos bens de seus funcionários. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de diálogo entre os alunos, suas famílias e a comunidade escolar como um todo e a ausência de preparo dos profissionais para lidar com essas situações também contribuem para a intensificação do problema. Nas escolas, as ocorrências muitas vezes são resolvidas sem o devido diálogo com o aluno e em poucos casos a família está presente no processo. Na maioria dos conflitos, há apenas a aplicação de penalidades sem a escuta devida levando o indivíduo a sentir-se deslocado e excluído, o que implica comportamentos agressivos (Melhore a apresentação da discussão). Dessa forma, observa-se a necessidade de uma educação mais acolhedora, conforme observado pelo filósofo brasileiro Paulo Freire em sua obra “Pedagogia da autonomia”. Para o autor, o processo de ensinar exige liberdade, disponibilidade para o diálogo e querer bem aos educandos. Assim, urge a necessidade de ampliar o diálogo entre os envolvidos no processo educativo.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, faz-se necessária a participação do Estado para frear o aumento da agressão nas escolas. Para isso, o Ministério da Educação – órgão responsável pela garantia da qualidade do processo educativo no Brasil – e as secretarias de educação devem realizar treinamentos para os profissionais das escolas com a participação da família e, inclusive, dos alunos, a fim de combater a violência. Assim, será possível a formação de indivíduos que, conforme Durkheim, possam contribuir ativamente para o bem-estar da coletividade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |