A violência brasileira é um desafio social antigo, (Sem vírgula) que se perpetua (Vírgula) e com o passar dos anos ganham novas nuances e se moldam conforme a evolução tecnológica, econômica e social. De acordo com pesquisas atuais, o número de pessoas que estão se sentindo ameaçadas no ambiente escolar vem aumentando progressivamente. Ataques às escolas estão acontecento com maior frequência e sendo mais evidenciados nos meios de comunicação. (Melhore a contextualização e formule a tese)
É importante salientar que dentro das escolas podem existir inúmeras situações violentas, como bullying, segregações, feminicídios, e ataques em massa, o que leva aos pais e alunos o medo e a incerteza de voltar para casa em paz (Reestruture essa ideia), implicando nas relações interpessoais dentro do ambiente escolar (Vírgula) podendo levar também a quadros de ansiedade e falta de atenção dentro da sala de aula. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Os atos violentos podem ser explicados pelo crescente número da criminalidade nas ruas, que pode ser um exemplo negativo para jovens os quais perdem a esperança de um mundo melhor e repercutem o que estão aprendendo dentro de casa e na sociedade, bem como o aumento de transtornos psíquicos como síndrome do pânico, ou depressão, a doença do século, que está a cada dia acometendo pessoas cada vez mais jovens. (Reestruture. Abordagem superficial. Paágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) É de suma importância a implementação de políticas de controle da criminalidade, com aumento de rondas, educação doméstica, atividades escolares que formem bons cidadãos e transformem o ser humano, além de e controle de doenças psicológicas. Com um apoio multi podemos melhorar a sociedade como um todo e isso reflete em todos os âmbitos de convivência. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |