A violência escolar vem crescendo em níveis alarmantes nos últimos anos e piorou muito após a pandemia. Mas será que o isolamento social pode ser considerado uma causa para esta violência? (Melhore a contextualização do tema)
Além de ter causado dificuldade de socialização em muitos jovens, um dos efeitos colaterais do isolamento social foi o aumento do uso da internet e das redes sociais. E todos nós sabemos que a internet é um grande veículo de discursos extremistas e que esses pensamentos podem ser facilmente aderidos por adolescentes que usam a internet sem nenhum tipo de orientação. Então, muitos adolescentes voltam à escola cheios de violência dentro de si e estas ideologias desumanas causam a violência tanto dentro quanto fora da escola. Quando o diferente é desumanizado, a violência surge. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Quando falo de violência (Proibido o uso de primeira pessoa), não estou falando só daquele que agride fisicamente, também falo daquele que agride com as palavras. Esta violência muitas vezes é ignorada pela escola, o que leva aos casos de violência física. A violência deve ser cortada pela raiz! Aquele que acredita que o outro é menos merecedor da vida e da dignidade é tão assassino quanto aquele que aperta o gatilho! (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) Os responsáveis, tanto em casa, quanto nas escolas devem ser manter atentos aos conteúdos que seus filhos consomem, sempre incentivar ao respeito e mostrar que a violência não é a solução. Não podemos permitir que discursos violentos se alastrem! Enquanto eles continuarem se espalhando como um vírus, a violência continuará existindo. Paul Sartre disse que “a violência, seja qual for a forma em que se manifesta, é sempre um sinal de derrota”, então o crescimento desta violência é um sinal de derrota da nossa sociedade, não podemos continuar fracassando, precisamos vencer o grande mal da nossa sociedade: o ódio!
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |