A violência escolar e os discursos de ódio - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/11/2023

Status:

Corrigida
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A violência escolar vem crescendo em níveis alarmantes nos últimos anos e piorou muito após a pandemia. Mas será que o isolamento social pode ser considerado uma causa para esta violência? (Melhore a contextualização do tema)

Além de ter causado dificuldade de socialização em muitos jovens, um dos efeitos colaterais do isolamento social foi o aumento do uso da internet e das redes sociais. E todos nós sabemos que a internet é um grande veículo de discursos extremistas e que esses pensamentos podem ser facilmente aderidos por adolescentes que usam a internet sem nenhum tipo de orientação. Então, muitos adolescentes voltam à escola cheios de violência dentro de si e estas ideologias desumanas causam a violência tanto dentro quanto fora da escola. Quando o diferente é desumanizado, a violência surge. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Quando falo de violência (Proibido o uso de primeira pessoa), não estou falando só daquele que agride fisicamente, também falo daquele que agride com as palavras. Esta violência muitas vezes é ignorada pela escola, o que leva aos casos de violência física. A violência deve ser cortada pela raiz! Aquele que acredita que o outro é menos merecedor da vida e da dignidade é tão assassino quanto aquele que aperta o gatilho! (Reelabore)

(Melhore a estratégia coesiva) Os responsáveis, tanto em casa, quanto nas escolas devem ser manter atentos aos conteúdos que seus filhos consomem, sempre incentivar ao respeito e mostrar que a violência não é a solução. Não podemos permitir que discursos violentos se alastrem! Enquanto eles continuarem se espalhando como um vírus, a violência continuará existindo. Paul Sartre disse que “a violência, seja qual for a forma em que se manifesta, é sempre um sinal de derrota”, então o crescimento desta violência é um sinal de derrota da nossa sociedade, não podemos continuar fracassando, precisamos vencer o grande mal da nossa sociedade: o ódio!

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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