Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento da violência nas escolas do Brasil enfrentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da violência nas escolas, quanto o aumento de problemas no Brasil. Diante disso, torna-se fundamental a discursão discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)
Diante das razões que levaram a violência nas escolas, é possível destacar a baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o governo é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Tanto alunos como professores, (Sem vírgula) sofrem por violência escolar, as quais são: violência verbal, insultos, falta de respeito entre professores e alunos, brigas escolares entre estudantes, agressões, assim por diante. Conforme os dados de pesquisa 97,5% (Apresente a fonte) no aumento da problemática escolar, e muitos alunos afetados pela violência armada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar o Brasil como promotor do problema (Melhore essa construção). De modo que a violência vem aumentando, o governo com o intuito de melhorar as seguranças nas escolas, tendo em vista o aprendizado com evoluções e especialistas no cuidado de não desenvolverem mais agressões nas escolas, com o ensino educacional elevado, com o objetivo de criarem alunos para crescerem no futuro, de modo que auxiliem não só os alunos, mas, também (Vírgula) as suas famílias, para acompanhar as ações dos filhos fora de casa. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, portanto, (Redundância) medidas são necessárias para conter o avanço da problemática brasileira, para combater a violência. Tendo em vista o Tribunal de Contas da União e instituições com a melhoria de comunidades escolares, tomando medidas necessárias para esse desenvolvimento (Problemas na construção de sentido). Desse modo, de médio e longo prazo o impacto nocivo da violência, é a coletividade alcançará a Utopia de More. (Apresente as ideias com clareza)
Comentários do corretor
As discussões foram abordadas ao longo do texto de modo bem confuso. Cuidado. É essencial priorizar a clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |