O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "No meio do caminho" retrata de forma figurada as dificuldades na jornada do ser humano na vida. De maneira análoga a isso, o aumento da violência nas escolas do Brasil, é importante destacar dois aspectos (Melhore a construção de sentido): falta de segurança e negligência estatal.
Em primeira análise (Vírgula) evidencia-se a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da violência nas escolas. Sob essa ótica (Vírgula) atitudes que deveriam ser garantidas pelo Estado não ocorrem no Brasil (Melhore a construção de sentido). Devido ao pensamento de ambientes escolares serem seguros, não são investidos em segurança nas escolas brasileiras e é quando ocorre a prática de bullying e massacres. Dessa forma há necessidade de reformulação da postura estatal urgentemente.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório a ignorância por parte do governo em não dar atenção o suficiente para os ambientes escolares, onde o futuro está se formando aos poucos e terá influência na futura sociedade, sendo considerado outro promotor do problema. Desse modo acontece muita coisa na escola como, por exemplo, a prática de bullying, abusos por professor, violência entre os alunos e a escola nem sabe o que está acontecendo e quando sabem, não dão o punição que deveria ou não fazem nada, infelizmente dando atenção quando uma tragédia acontece. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas governamentais para diminuir a violência nas escolas brasileiras. Dessa maneira cabe ao Ministério da Educação através do governo brasileiro reverter essa situação por meio de contratação de psicólogos nas escolas, a ronda escolar passar pelos bairros no período de aula, policiais na entrada e dentro da escola, ser ensinado aos alunos maneiras de se defenderem e o que fazer nessa situação, afim a fim de preparar os alunos a se protegerem, criar um ambiente seguro e tratar os problemas com seriedade. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, consegue construir um Brasil mais democrático e seguro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |