Em sua obra “Ensaio sobre a Cegueira”. (Truncamento) O português José Saramago descreve uma realidade distópica, na qual paulatinamente, (Sem vírgula) as pessoas vão ficando cegas, Na história, o autor usa essa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciando no país uma vez que o trote universitário representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a indiferença aos universitários que sofrem dessa cultura do trote impulsionando tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema do Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto “Cidades Mutiladas”, a cidadania atinge sua plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto atual, a passividade do Estado distancia os estudantes que sofreram o trote dos direitos constitucionalmente garantidos à medida que trazem violência, preconceito, constrangimento e até homicídios (Melhore a apresentaçao da discussão). Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema vai perdurar e os direitos dos estudantes continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a indiferença aos estudantes que sofrem com o trote, (Sem vírgula) é um problema que potencializa esse cenário. Nesse viés segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “Em tempo de modernidade líquida, a indiferença ao próximo é habitual”. Diante de tal exposto, os estudantes que praticam o trote muitas vezes não percebem, ou não ligam para constrangimento, violência, e preconceito gerado achando que é uma brincadeira, sendo que não se importam com a pessoa que sofreu o trote. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizado, (Sem vírgula) com isso a cidadania plena desse país. Dessa forma, é imprescindível combater essa indiferença as pessoas que sofrem com a cultura do trote, (Melhore a construção de sentido) visto que é uma das causas fundamentais do problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado -garantidor dos direitos- criar punições mais rígidas aos praticantes do trote por meio da criação de leis, fazendo nas escolas e universidades a criação de debates e apresentações (Vírgula) explicando os problemas gerados pelo trote. (Truncamento) Sendo que tal ação terá como finalidade a diminuição de problemas como violência, constrangimento e preconceitos nos estudantes (Vírgula) garantindo o bem-estar de todos. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, (Vírgula) poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |