[Sem título] - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 05/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do crescimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na alienação social. (Formulou a tese)

Precipuamente, vale ressaltar que à  a débil ação do poder público, (Sem vírgula) possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com a ideia de Hobbes, visto que possuem um papel inerte em relação às práticas indevidas dos garimpeiros e, por consequência disso, verifica-se um grande custo social negativo, como a manutenção da pobreza da população que vive nas regiões que são alvos das atividades garimpeiras, feitas de forma irresponsável e sem preparos técnicos. Nessa perspectiva, a inexistência de políticas públicas eficazes para aprimorar o monitoramento das áreas de foco, contribui para a perpetuação do problema. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, uma grande parcela da população se mostra alienada. O intitulado "Paradoxo da Moral" é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jonkélévitch para exemplificar a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo (Melhore a construção dessa ideia). De maneira análoga, percebe-se que a questão da preservação do meio ambiente, (Sem vírgula) encontra um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar os prejuízos causados ao espaço natural, como o desmatamento das florestas afetadas. Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário intolerante.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessas adversidades. Destarte, o governo federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve aumentar às  as fiscalizações nos lugares onde o garimpo ilegal atua. Essa ação será realizada com o intuito de combater às  as ações nocivas ao melhoramento social e ambiental, para que também, (Sem vírgula) a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Somente assim, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo Teixeira Mendes. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200