O déficit habitacional é um problema que infelizmente a população brasileira testemunha e (Vírgula) principalmente, convive com ele. Esse tipo de situação abre diversos caminhos para mais problemas, e em casos extremos, (Sem vírgula) tragédias envolvendo feridos e mortos. O filósofo Jean-Jacques Rousseau defende que o ser humano nasce livre, mas pode viver acorrentado, o que se encaixa na realidade vivida no Brasil. (Formule a tese)
Seguindo este pensamento, é possível perceber que em inúmeras vezes, (Sem vírgula) notícias descrevendo deslizamentos de terras em locais irregulares para construções de moradias, ganham espaço nos meios de comunicação. Isso se relaciona com o déficit habitacional presente no cotidiano de famílias, que na maior parte das vezes encontra-se em uma situação de baixa renda e não pode se acomodar em locais apropriados (Reestruture e explore com mais produtividade). Esse é apenas um dos milhares de caminhos caóticos e tristes que a população é colocada. Se sentem acorrentadas a uma vida insalubre, falta de saneamento básico e higiene, e também a insegurança na saúde.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, no Brasil, programas patrocinados pelo governo (Vírgula) que visam o desenvolvimento de espaços para construção de moradias (Vírgula) são de enorme importância na vida de diversos brasileiros. Mas (Quando usado em início de frase apresenta ideia de truncamento) isso não é apenas o suficiente, é preciso que todos se envolvam para que o problema tenha de fato uma solução, como bons profissionais a frente do projeto e financiamentos que levem em consideração o impacto positivo que essas moradias devem ter no meio ambiente. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |