A pedra da habitação indigna no caminho do desenvolvimento do Brasil - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 05/08/2023

Status:

Corrigida
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O No Poema "No meio do caminho" (Vírgula) de Carlos Drummond de Andrade (Vírgula) fala-se de uma pedra que existia no caminho. O autor parece querer dizer sobre uma eventualidade que foi um obstáculo na sua vida, e que fica gravado na sua memória pelo resto da sua existência, ou reflete acerca de adversidades no sentido lato. De maneira análoga, na realidade brasileira, existe um desafio que é um tropeço para o desenvolvimento social desta, que é a questão do déficit habitacional. Assim, é lícito afirmar que a ineficiência estatal e a insuficiência econômica dos moradores de habitações deficitárias são contributivos para extinguir este problema. (Formulou a tese)

Com efeito, ressalta-se que as políticas públicas do Estado não têm alcançado e concretizado aos que vivem nesta situação de déficit habitacional. Sob este viés, não obstante o artigo 6º da Constituição federal do Brasil garantir a todo o cidadão o direito à moradia, a que a União, os estados e municípios são as causas eficientes deste dispositivo, todavia, décadas após a promulgação desta, (Sem vírgula) se tem cumprido parcialmente, conforme os dados recentes da Fundação João Pinheiro. Desse modo, quando não dá meios para a pessoa viver dignamente em uma casa decente, viola-se um artigo importante da Carta Magna brasileira. Por conseguinte, o cidadão terá de conviver com esta pedra no seu caminho, não habitando dignamente. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a situação econômica na qual se encontra estes moradores não lhes permite adquirir uma habitação digna. Nesta perspectiva, segundo dados recentes do Ipea (Desenvolva a sigla), a pobreza atingiu patamares altos, nunca alcançados desde 1990, e o poder de aquisição destes diminuiu. Nesta conjuntura, o indivíduo não tendo pecuniário sequer para o sustento, muito menos para ter uma casa. Em consequência, correrá o risco de até viver em situação de rua, caso viva num lugar em que pague aluguel. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, sendo o déficit habitacional um problema recorrente a sociedade brasileira, urge que o Ministério das Cidades, responsável em ampliar o acesso da população à moradia, junto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, com uma equipe técnica, promovam ações eficientes, que visem o acesso a todos à moradia, de assistência de renda. Dessa maneira, esta pedra da deficiência das habitações seria removida com mais rapidez. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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