O No Poema "No meio do caminho" (Vírgula) de Carlos Drummond de Andrade (Vírgula) fala-se de uma pedra que existia no caminho. O autor parece querer dizer sobre uma eventualidade que foi um obstáculo na sua vida, e que fica gravado na sua memória pelo resto da sua existência, ou reflete acerca de adversidades no sentido lato. De maneira análoga, na realidade brasileira, existe um desafio que é um tropeço para o desenvolvimento social desta, que é a questão do déficit habitacional. Assim, é lícito afirmar que a ineficiência estatal e a insuficiência econômica dos moradores de habitações deficitárias são contributivos para extinguir este problema. (Formulou a tese)
Com efeito, ressalta-se que as políticas públicas do Estado não têm alcançado e concretizado aos que vivem nesta situação de déficit habitacional. Sob este viés, não obstante o artigo 6º da Constituição federal do Brasil garantir a todo o cidadão o direito à moradia, a que a União, os estados e municípios são as causas eficientes deste dispositivo, todavia, décadas após a promulgação desta, (Sem vírgula) se tem cumprido parcialmente, conforme os dados recentes da Fundação João Pinheiro. Desse modo, quando não dá meios para a pessoa viver dignamente em uma casa decente, viola-se um artigo importante da Carta Magna brasileira. Por conseguinte, o cidadão terá de conviver com esta pedra no seu caminho, não habitando dignamente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a situação econômica na qual se encontra estes moradores não lhes permite adquirir uma habitação digna. Nesta perspectiva, segundo dados recentes do Ipea (Desenvolva a sigla), a pobreza atingiu patamares altos, nunca alcançados desde 1990, e o poder de aquisição destes diminuiu. Nesta conjuntura, o indivíduo não tendo pecuniário sequer para o sustento, muito menos para ter uma casa. Em consequência, correrá o risco de até viver em situação de rua, caso viva num lugar em que pague aluguel. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, sendo o déficit habitacional um problema recorrente a sociedade brasileira, urge que o Ministério das Cidades, responsável em ampliar o acesso da população à moradia, junto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, com uma equipe técnica, promovam ações eficientes, que visem o acesso a todos à moradia, de assistência de renda. Dessa maneira, esta pedra da deficiência das habitações seria removida com mais rapidez. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 320 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |