Atualmente, apenas fazer parte do mercado de trabalho já é um grande desafio. Essa dificuldade aumenta de forma exponencial para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Essa grande exclusão do mercado de trabalho para com indivíduos deficientes representa um triste acentuamento na desigualdade social em nosso país, que, muito embora tenha sido comentada nos últimos tempos, não vem sendo revertida por meio de ações sociais ou governamentais.
Mesmo quando pessoas com deficiência são admitidas em algum emprego, as diferenças de tratamento ficam claras em relação às pessoas consideradas "normais" pela sociedade: indivíduos deficientes geralmente recebem salários menores em relação aos outros (Apresente dados), são comumente tratados com pena ou desdém e, infelizmente, acabam sendo isolados das atividades sociais que dizem respeito ao trabalho.
(Melhore a estratégia coesiva) A partir dessas informações, pode-se concluir que esta situação precisa ser revertida - e esse processo deve se dar a partir da mudança de mentalidade da sociedade. Campanhas de conscientização à deficiência devem ser promovidas pelo governo, para que todos entendam a importância do tratamento igualitário a todas as pessoas, sejam elas deficientes ou não. Por fim, empresas de médio e grande porte devem ser obrigadas, por lei, a contratar um número de pessoas com deficiência proporcional ao seu número de funcionários. Somente assim, com esforço coletivo, os indivíduos deficientes conquistarão o espaço que merecem, por direito, na sociedade atual. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |