Direito ao trabalho é um direito de todos (Vírgula) incluindo pessoas portadoras de alguma deficiência. Essas pessoas enfrentam muitos desafios no caminho para o mercado de trabalho, principalmente relacionados com a acessibilidade. Pode ser dificuldades para acessar o local de trabalho ou a competência para as vagas de trabalho através de estudos e cursos referentes as mesmas. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Destacam-se a falta de rampas, calçadas acessíveis, transporte adequado e lugares com pouco espaço como as principais dificuldades de acessibilidade para os deficientes.
Outra pauta a ser discutida é a falta de qualificação, (Sem vírgula) para concorrer a uma vaga de emprego necessita-se a qualificação na área através de cursos e treinamentos. Sendo esses cursos e treinamentos, muitas vezes, pouco ou nada acessíveis para uma pessoa deficiente pelos métodos usados para a qualificação. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Para reverter essa situação de inacessibilidade ao mercado de trabalho para os deficientes, é necessário necessária a conscientização e investimentos na construção e modificação de todos os locais necessários. Rampas, calçadas acessíveis, paredes táteis e transporte modificados são exemplos de coisas a serem melhoradas para haver mais acessibilidade para essas pessoas. No quesito da qualificação, é viável que instituições revejam os métodos usados em cursos e treinamentos preparatórios para que pessoas com deficiência também possam se qualificar em áreas que desejam atuar. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |