Algumas certezas são de consenso comum a todos, como o nascimento e a morte. Uma outra certeza que não se aplica a todos é a de que, quanto mais sua vida se prolongar, mais altas são as chances de se chegar à terceira idade. Diferente de pessoas mais jovens que possuem mais agilidade, imunidade e força, os idosos geralmente apresentam o oposto das características dos jovens, necessitando de um maior auxílio e cuidado por suas condições naturais. (Reestruture a discussão e formule a tese)
Diante disso, é comum notarmos em diversos ambientes um estigma em relação aos idosos, que por seu etarismo acabam sendo ignorados ou excluídos. No ambiente familiar geralmente há discussões pela responsabilidade ou cuidados de um idoso, empresas preferem empregar pessoas mais jovens do que mais velhas por duvidarem das capacidades delas, muitos não dão voz ou atenção ao que dizem, e até mesmo em casos extremos podem haver abusos ou agressões contra eles. Estas e tantas outras situações acabam prejudicando a saúde mental e principalmente psicológica dos idosos, que por se sentirem inúteis ou excluídos, acabam desenvolvendo doenças mentais ou problemas físicos de saúde. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Neste caso, é importante que haja um maior apoio e acolhimento a este grupo tanto por parte da população quanto pelas entidades públicas. Cabe a à sociedade ter consciência e empatia com a situação de cidadãos da terceira idade, e é dever do governo oferecer direitos e políticas públicas que protejam e auxiliem os idosos a poderem ter uma maior inclusão em uma sociedade livre de julgamentos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |