O contexto dramático de crises humanitárias, (Sem vírgula) exigem esforços e mobilizações hercúleas, afim a fim de gerar o amparo necessário à população humana que sofre o agravo em questão. Quando se tratam de comunidades tradicionais e que vivem em situação de isolamento, os desafios são ainda maiores, sendo assim, quais seriam as principais soluções a serem adotadas nesses contextos.
A questão índigena sobre: como se comportam?, (Sem vírgula) Quais os seus hábitos tribais? Onde vivem?, (Sem vírgula) São assuntos que estão presentes no nosso país desde os primeiros anos de nosso descobrimento. A finalidade era a de conhecer o território e aqueles que aqui moravam (de maneira mais breve), contudo, "pulando" 488 anos na nossa história até o momento de promulgação de nossa Constituição (art. 196 ao 200), a saúde indígena entra como um dos principais programas do "recém-nascido" Sistema Único de Saúde. (Problemas na construção de sentido) E e quando esse programa se consolida com as leis 8080/92 e 8142/92, ficam estabelecidas as bases de todo o sistema, inclusive a saúde indigena. Contudo, o tempo foi passando, as regiões foram se desenvolvendo e o norte do país ficou esquecido, como " terra de ninguém". A economia na região se baseava no agronegócio, contudo, após as demarcações das terras yanomamis, produtores de arroz saíram da região e milhares de pessoas ficaram sem emprego. Estas pessoas buscam alternativas, e é aí onde entra o cerne da questão, pois o garimpo ilegal e o extrativismo predatório se tornam uma ameaça real ao modo de vida destas comunidades tradicionais.
(Melhore a estratégia coesiva) Neste contexto, eu acredito (Não se deve usar primeira pessoa) que o caminho a ser percorrido perpassa pela: fiscalização, controle e regularização da atividade de garimpo; adoção de meios e técnicas de garimpo que não se utilizem de contaminantes ambientais; fixação de bases permanentes de saúde na região; orientação técnica para as comunidades indígenas cultivarem a terra e criarem animais e sistemas semi confinados, afim de promoverem a sua autonomia alimentar; estabelecer meios de comunicação contínuo com estas comunidades (Vírgula) como estações de rádio VHF e HF, bem como internet via satélide, para diminuir o isolamento populacional. No fim das contas, é possível gerar algum impacto significativo, contudo, enquanto houver isolamento social destas comunidades, os agravos sempre existirão no silêncio, e quando vierem à tona, muitas vidas já podem ter sido ceifadas.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |