André Gonçalves Barbosa. - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 05/01/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo Pierre Lévy afirmou que a internet não era bem o que todo mundo imaginava, ela faz com que os indivíduos possam se conectar com pessoas de vários lugares do mundo, o que faz com que esse recurso seja indispensável e perigoso para crianças que estão cada vez mais submissas a ela. Sob essa ótica, o uso de tecnologia entre a população com menos de 13 anos está aumentando gradativamente. Sob essa questão do aumento de crianças usando celulares e tablets de forma compulsiva, a evolução dos meios de comunicação é uma das causas para o problema, além disso, a ausência de rigidez por parte dos pais também é outro fator de existência do percalço. (Muito bem. Formulou a tese)

Com efeito, a forma com que os recursos de se conectar com o mundo evoluíram fez com que mais crianças se interessassem neles para conversar com amigos e ficar horas conectadas. Nesse sentido, a globalização intensificada no final do século XX fez com que os investimentos em comunicação fossem maiores, o que explica o porquê de inúmeras pessoas estarem conectadas em rede no planeta, inclusive crianças que utilizam aparelhos celulares sem moderação. Consequentemente, se infelizmente essa situação perdurar, mais crianças serão dependentes das tecnologias. 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de controle por parte da mãe e do pai fazem com que um infante use smartphones de maneira exacerbada, uma vez que não tem nenhuma resistência a esse vício. Como exemplo, o caso do personagem Théo da novela “Travessia”, ele gosta muito de jogar no seu computador e deixa de se alimentar perto da família para continuar trancado no quarto jogando, enquanto isso, seus pais não são rígidos o suficiente para resolver esse revés, fora da ficção, cenas como essa se tornaram normais em casas de familiares que ignoram a obsessão de seus filhos por uma tela digital. Por consequência, se esse triste quadro permanecer, a saúde mental e física deles será prejudicada.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao MEC–Ministério da Educação– realizar palestras sobre a evolução dos mecanismos usados para se comunicar e como eles podem prejudicar a vida dos infantes. No entanto, essa realização só ocorrerá por meio das escolas privadas e públicas que vão fazer com que essas crianças saibam dos malefícios do meio on-line sem precisar da conscientização dos familiares. Tal atitude desse ministério terá como finalidade fazer com que as crianças entendam os perigos do mau uso da internet, com isso, elas passarão a usufruir dos aparelhos tecnológicos com moderação. (Muito bem. Proposta completa) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200