Atualmente, no Brasil, estamos passando por uma das maiores disputas de poder eleitoral da história. De um lado (Vírgula) a à direita do candidato do PL, Jair Messias Bolsonaro, e de outro o candidato da esquerda do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que já foi ex-presidente. Com a chegada do fim do mandato do candidato Jair Bolsonaro, as tensões aumentam conforme chegam as campanhas eleitorais. No primeiro turno os candidatos apresentaram suas propostas como previsto, mas apenas no segundo turno teremos a decisão verídica de quem irá governar o país pelos próximos quatro anos. (Reestruture as discussões iniciais)
Conforme vai chegando às as vésperas das votações, familiares, amigos e colegas de trabalhos entram em um ódio pessoal de relação tóxica, preocupando o final dessa eleição. Para se discutir sobre política no Brasil hoje é preciso cuidado e disciplina, caso contrário amizades irão ser perdidas, famílias vão acabar destruídas e vidas serão encerradas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A polarização em si, (Sem vírgula) poderia ser uma necessidade de expressão do povo, levando a pensar ser possível a exterminação de um dos lados da divisão, apenas dando poder de supremacia para um dos lados ou apresentando uma nova disputa eleitoral que ganhasse força suficiente para abaixar a poeira. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) À medida que a situação se agrava ficamos sem opções de escolha, apenas um lado da moeda irá sair ganhando, mas ainda, (Sem vírgula) sim, (Sem vírgula) podemos mudar a sensação de impunidade que sentimos em relação a todo esse cenário que estamos vivendo, apenas com o poder de voto em nossas mãos.(Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |