A política está presente na sociedade desde os tempos de Sócrates e Platão. Ela vem sendo discutida até os dias atuais e essas discussões resultam, na maioria das vezes, em perseguições e atentados à vida de outros cidadãos. A polarização política põe em risco a liberdade de expressão de cada pessoa, por isso deve ser contida e eliminada.
A priori, o Brasil é um país que tem como sistema representativo a democracia, logo quem representa o país, representa o povo. Contudo, em 2020, o mundo foi afetado por uma pandemia que requereu medidas para manter a população segura. Este acontecimento foi o estopim para que apoiadores da situação e da oposição se confrontassem e brigassem em todo território nacional. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Não é considerado um operador argumentativo interparágrafo) A posteriori, segundo o artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) "toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal". Sendo assim, cada indivíduo pode expressar sua opinião política sem medo de sofrer algum atentado, porém não é isso que acontece. As pessoas têm receio de se expor por que acreditam que lhes farão mal por pensarem diferente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário acabar com a polarização política. Deve-se normalizar o ato de conversar sobre esse assunto, mantendo-se o respeito e aceitando as opiniões divergentes. A mídia pode proporcionar debates com a finalidade de saber quais mudanças estão sendo feitas no país e, (Sem vírgula) o governo (Vírgula) junto com o Ministério da Justiça, pode estabelecer punições para quem pratica a violência política, a fim de trazer mais segurança para os cidadãos de bem.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |