O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a bandeira nacional, mas também para a nação que enfrenta significativos obstáculos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, os impactos da polarização política no Brasil representam uma controvérsia ao sígnificado significado símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social.
De inicio, há de se constatar a forte influência que as redes sociais tem sobre a opinião política das pessoas, as famigeradas fake news, que circulam em torno dos aplicativos de vídeo. Com a extensa capacidade dos recursos digitais na atualidade, supõe ser muito fácil criar falsas notícias sobre os candidatos, gerando e causando discórdias nas redes sociais que acabam por estar no nosso dia a dia, por exemplo: ao ver o jornal com a família, mandar um vídeo em um grupo ou postar a sua opinião política em alguma plataforma (Reestruture. Melhore a apresentação dessa discussão). A extrema admiração por determinado partido pode levar aos crimes de ódio que, lamentavelmente, já ocorreram e ocorrem no Brasil. Porcentagens apontam que proximamente dois terços da população brasileira temem argumentar ou expor sua opinião política nas redes sociais e fora delas.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos e argumentos apresentados, é nítida a necessidade de uma intervenção. A mídia, (Sem vírgula) é um meio importante justamente pelo fato de conseguir alcançar muitas pessoas, seguindo essa lógica, a fim de agir contra os crimes e discursos de ódio que ocorrem por causa da política, cabe ao Poder Executivo federal, mais especificamente ao MC (Ministério Da Comunicação), por meio de publicidades e fazendo uso destas mesmas plataformas, diminuir os casos. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |