No seriado americano “Stranger Things” retrata um relacionamento amoroso virtual entre os personagens Dustin e Susie, em que ambos só se comunicavam de forma remota. Fora da ficção, no Brasil observa-se da mesma forma, (Sem vírgula) a dificuldade dos jovens em usufruir de um relacionamento físico, uma vez que os mesmos optam por namoros virtuais através de aparelhos remotos, tornando assim, (Sem vírgula) o casamento algo cada vez mais distante da realidade. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, é importante ressaltar que os jovens da atualidade, principalmente mulheres, já não vivem em busca de um casório como nos séculos passados, consequência das novas tecnologias e da nova percepção de mundo impostas pelas mídias, na qual as mulheres devem somente investir em suas carreiras profissionais. Para o filósofo Luís Ponde essas não querem casar, devido ao medo do amor e, ao mesmo tempo, pelo impulso em direção à vida narcísica, pautada no interesse individual. Dessa forma, as mulheres descartam o matrimônio e preferem viver em busca da liberdade a todo custo. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se uma forte influência das redes sociais no comportamento dos indivíduos contemporâneos, onde em que os mesmos optam por conhecerem seus parceiros através de sites e aplicativos de namoros, criando vínculos com pessoas que nunca viram e descartando o namoro presencial. Para o sociólogo Bauman o avanço da tecnologia ocasiona na preferência dos seres humanos a se relacionarem mais por meio do celular a que pessoalmente. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que os desenvolvedores de software tomem providências para a amenização do problema, por meio da interrupção da criação de aplicativos de namoros na internet, de forma a reduzir a aproximação das pessoas virtualmente (Reelabore essa proposta), aumentando o contato físico das mesmas. Dessa forma, possibilitando que o corpo social passe a enxergar o casamento como algo possível e criando assim, (Sem vírgula) vínculos sustentáveis e reais.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |