"Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI? - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 06/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo Nietzsche, ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: ''você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a velhice?'' (Ponto final) Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o aumento do nível de casamentos e divórcios precoces no atual momento. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, evidencia-se que casamentos precoces tendem a acontecer entre pessoas mais jovens devido à euforia da paixão levar um casal recente a decidir viver juntos, porém a vida a dois requer mais do que paixão. Os desafios provocam os divórcios precoces e, dessa forma, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), entre 2016 e 2017 o número de uniões registradas diminuiu 2,3% e o número de divórcios aumentou 8,3% sendo o segundo ano consecutivo com diminuição de casamentos e aumento de divórcios. (Abordagem limitada. Explore mais o argumento) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que a romantização do casamento e idealização da ideia de sair de casa para “viver a própria vida” entre os jovens, (Sem vírgula) causam contribuição negativa às estatísticas de erosão conjugal. Com o avanço da tecnologia, as pessoas tendem a se relacionar mais por meio de aparelhos eletrônicos do que pessoalmente. Desse modo, ao estar diante da realidade contrária das redes sociais, a frustração ao se deparar com a mesma é certa. Consoante a isso, problemas como desgaste emocional e instabilidade financeira tendem a surgir. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o nível de divórcios precoces. Dessa maneira, cabe ao Ministério Dos Direitos Humanos (MDH) fazer a criação de um projeto de lei “Consciência e Segurança Conjugal” a qual teria vínculo a um projeto social por ora gratuito, denominado “Estabilidade da Relação Conjugal” (Vírgula) através de palestras ministradas por profissionais da saúde (psicólogos e psiquiatras que analisem psicanaliticamente os conceitos de pessoas que pretendem-se se casar) a fim de trazer a conscientização e orientação antes do casamento para quem tem a pretensão de casar-se perante a lei, dando breve apresentação sobre a realidade de uma união estável entre dois cônjuges, citando os problemas a serem enfrentados fazendo-os reavaliarem as suas percepções emotivas e preparando-os para situações de precariedades vivenciais de uma união estável. Somente assim, os índices de divórcios e erosões conjugais diminuíriam.  ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200