As relações sociais estão se tornando cada vez mais rasas e descartáveis, à medida que o tempo passa várias relações chegam ao fim - entre 2016 e 2017 o número de divórcios aumentou cerca de 8,3% - de acordo com o ponto de vista de alguns sociólogos esse aumento é (Apresente a fonte da informação) por que porque as relações de afetividade estão se tornando vazias por causa do avanço da tecnologia, visto que as pessoas tendem a se relacionar mais por meio de aparelhos eletrônicos do que pessoalmente. Na atualidade é fácil perceber que estamos vivendo o que os sociólogos chamam de amor líquido. Os relacionamentos estão cada vez mais vulneráveis, pois com o avanço tecnológico é possível conhecer novas pessoas e desenvolver novos relacionamentos com apenas alguns cliques. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Formule a tese)
A geração atual vem nos mostrando dificuldade em se colocar no lugar do outro e ser empático, além disso se mostram incapazes de esperar, ou seja, esquecem que relacionamentos necessitam de acima de tudo paciência, percebemos que ultimamente existe uma facilidade tão grande em conviver e conhecer pessoas online que chega a ser assustador. (Melhore a progressão de ideias) Mas esse avanço gigantesco tem suas vantagens, um exemplo disso é a possibilidade de fazer reuniões online que contribui indiretamente com o meio ambiente, já que as pessoas não precisam se locomover até o local da reunião - utilizando veículos de transporte que causam o aumento de gás carbono carbônico que fica presente na atmosfera terrestre - acredito (Evite primeira pessoa) que esse avanço pode ser benéfico em algumas áreas, porém como podemos analisar é uma das causas dos relacionamentos estarem cada vez mais substituíveis. (Reelabore essa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Aparentemente, os casais estão com suas perspectivas para casamento mudadas, visto que a porcentagem de separação teve um grande crescimento (Apresente dados), podemos notar que a união entre as pessoas dá certo apenas quando estão na zona de conforto e conveniência. E a partir do momento em que o relacionamento chega na fase dos desafios, ambos querem desistir, como se fosse apenas um jogo e essa fase ficou entediante ou desafiadora demais, e com isso preferem abandonar o relacionamento, se dedicando a encontrar alguma pessoa através das redes sociais e quando o relacionamento se tornar desafiador novamente, apenas acabar com ele. Os relacionamentos se tornaram tão substituíveis a ponto de pessoas trocarem umas as outras como se estivessem trocando uma peça de roupa. Os desafios são resolvidos através do diálogo, uma conversa verdadeira e explícita, para assim analisar a causa do problema e ver se é possível solucioná-lo ou não. Todos devemos levar em consideração que somos seres humanos e não somos substituíveis ou descartáveis. (Reelabore a discussão apresentada e formule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |