A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 206/2019, apresentada na Câmara dos Deputados, tem gerado comentários nas redes sociais, por propor a cobrança de mensalidades em universidades públicas brasileiras. O texto estava na pauta da CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) desde 4 de Dezembro de 2019 à a 2 de junho de 2022, ainda tem um longo caminho pela frente para sua aprovação, mas já é bastante polêmico e controverso. Chegou à comissão no dia 24 de maio de 2022. A proposta envolve a cobrança de mensalidade para que alunos com “melhores condições financeiras” ( no caso, alunos que venham de famílias que ganham no mínimo cinco salários mínimos) paguem 50% do valor que as universidades particulares cobram, e esse dinheiro deverá ser utilizado para o próprio custeio da IES( Instituições de Ensino Superior ). Porém, algo que deve ser observado é que, mesmo com um ganho de “cinco salários mínimos”, quase não se tem como fazer as obrigações cotidianas de hoje em dia, como: pagar contas, fazer compras no supermercado ou até mesmo ter momentos de lazer que se é tão defendido pelas nossas leis ( O o lazer está inserido no capítulo dos Direitos Sociais, e este, por sua vez, está inserido no Título dos Direitos Fundamentais e está na Constituição – artigo 6º, caput, artigo 7º, IV, artigo 217, § 3º, e artigo 227.) Tudo isso em decorrência à da pandemia que consequentemente nos trouxe a inflação. Muitos pais, mesmo com salários não muito altos, tentam seu melhor pra para colocar os filhos em escolas particulares pela melhor educação, e fazendo isso se privam de muitas coisas, para que futuramente essa criança consigam entrar em uma boa Instituições instituição de ensino superior pública. Pessoas que estudam a vida inteira em escola particular têm mais chance de entrar nas universidades públicas que são melhores que as universidades particulares. Então, o melhor a se fazer é melhorar a educação das escolas públicas de ensino médio e fundamental, para que os alunos de tais escolas tenham a mesma capacidade para entrar em uma universidade pública que alunos de escolas particulares tem.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |