As escolas públicas brasileiras se encontram numa situação deplorável, falta tudo. Desde um pedaço de giz à segurança. Nos portões não há ninguém para analisar quem entra ou sai. O aluno e qualquer pessoa entram livremente com qualquer tipo de arma sem ao menos ser revistado. Nos corredores os estudantes fazem o que querem sem intervenções. Quanto ao “bulling” , um tipo de violência praticada e sofrida pelos próprios alunos, não tem punição para o réu nem assistência para a vítima.
Os resultados dessa “educação desastrosa” são as tragédias como a que ocorreu no Rio de Janeiro há alguns meses, onde um ex-aluno, que sofria de “bullling” quando era estudante, entrou na escola com duas armas e matou 12 crianças. Sendo este apenas um, dos tantos episódios que já aconteceram e que ainda vão acontecer caso não se melhore a educação nas escolas.
Portanto, a segurança no ambiente onde se formam o futuro do nosso país é escassa ou simplesmente não existe. Então é necessário que um conjunto de medidas sejam tomadas: haver porteiros com detectores de matais em todas as escolas, fiscais nos corredores e banheiros, acompanhamento psicológico para os alunos, uma direção firme e rígida; e o mais importante, haver interação entre pais e professores.
Comentários do corretor
BULLYING
CUIDADO COM EXTREMISMOS
CUIDADO COM A COESÃO
Procure trabalhar melhor as suas ideias. Faça uma análise mais crítica, e menos expositiva, da coletânea. Argumente mais. Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção e amplie seu conhecimento sobre o tema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |