o uso de de álcool e drogas no Brasil têm solução ? - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 10/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso de drogas e álcool no Brasil está tornado comum entre os brasileiros, o acesso a este tipo de substância é fácil. É visível ver adolescentes consumindo álcool em praças públicas e até mesmo drogas. Não basta só a existência da lei para reprimir o tráfico, é necessário que o Ministério da Saúde junto ao (SUS), (Sem vírgula) criem campanhas para que demostre os efeitos colaterais causados pelas essas drogas. (Abordagem tangencial do tema)

Só o policiamento para combater o tráfico de drogas não é eficaz. É necessário que a população se conscientize que estas substâncias trás  traz complicação para o corpo humano. Estudos apontam que o consumo de álcool entre adolescentes vem crescendo, é uma situação preocupante, pois muitos deixam de buscar a educação básica que é fundamental para uma vida digna, para fazer o consuma de drogas e bebidas alcoólatras alcóolicas. (Abordagem tangencial) 

(Melhore a estratégia coesiva) A lei de drogas 11.343 nela não trás só da repressão ao tráfico de drogas, em alguns artigos ela trata sobre tratamento para usuário de drogas, essa lei é de extrema importância, pois o tráfico está tornando comum entre os cidadãos brasileiro. É visível que pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social precisa de ajuda das autoridades. A própria Constituição federal, quando trás  traz nos seus princípios fundamentes diz que todos têm direito à dignidade da pessoa humana, ou seja, uma vida digna. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, vemos que o consumo de álcool e droga, (Sem vírgula) está correlacionado a falta básica de educação e das autoridades que não têm medidas eficazes de prevenção contra o consumo de substância que é prejudicial ao corpo humano. Portanto, deve criar mais propagandas que retrata a situação real de pessoas que deixaram de ter uma vida normal por causa das drogas e bebidas. É necessário um tratamento adequado para pessoas que estão em situação de rua, e logo após que saírem das casas de tratamento, tenha um cuidado maior do governo, com um programa para reintegrar elas na sociedade.

Comentários do corretor


A abordagem do tema está tangencial. Reestruture e desenvolva os argumentos de acordo com o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200