Quando escrevo sobre violência me sinto inútil e sozinha . A sociedade transformou a violência em uma deusa que está em todo lugar e que age sobre todas as coisas.
Atualmente a violência adentrou em nossas escolas e está fazendo mal as crianças. Um dia desses meu filho disse que não iria a escola porque ele poderia morrer lá. E o pior de tudo é que ele está certo!
O caso do massacre em uma escola no Rio de Janeiro foi divulgado em todo o mundo e as crianças tiveram acesso a essa notícia. O que dizer pra elas? O que dizer para meu filho?
Depois do massacre no Rio algumas escolas fizeram pedidos por guardas-municipais, policiais, verbas para a compra de câmeras de monitoramento e grades. Eu fiquei com uma grande dúvida. Todo esse aparelhamento de segurança impediria a ação de Wellington, o atirador do massacre? É claro que não. Se houvesse um vigilante na escola naquele dia , ele também morreria.
Um aparelhamento de segurança serve apenas para reprimir a ação de um bandido. Contudo, a ação de um psicopata ou de um indivíduo que esteja fora de si não seria evitada por causa de câmeras. É necessário que repreendamos o desenvolvimento de mentes que objetivam tirar a vida do outro.
O problema não está na escola. A sociedade é que forma indivíduos que agridem e matam. E é bom lembrarmos que nós é que formamos a sociedade.
Para não haver mais casos como o que aconteceu no Rio de Janeiro, tem de haver uma união entre a comunidade e a escola, a erradicação do bullying e da exclusão social, um acompanhamento psicológico e instrutivo para todos os cidadãos que necessitam e a criação de oportunidades de desenvolvimento e melhoria de vida que atendam a todo brasileiro. Somente dessa forma os indivíduos não se sentirão desrespeitados e serão motivados a amar a sua vida, e a do próximo, em todas as suas formas.
Comentários do corretor
REVISE EM QUAIS CASOS UTILIZAR A CRASE
LINGUAGEM
Procure ser mais impessoal em suas argumentações para você não fugir do estilo textual. Seja mais crítico. Amplie seu conhecimento sobre o tema e torne sua produção menos repetitiva. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |