[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 05/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como o lixo pode nos prejudicar?  (Há um espaço destinado ao título) 

Já reparou no quanto de lixo a população consegue produzir? De acordo com Panorama dos Resíduos Sólidos (Vírgula) o ser humano produz cerca de 379,5 kg de lixo por ano, o que equivale a 1 kg por dia (Vírgula) sendo responsáveis pela produção deliberada de lixo têxtil e outros resíduos causando um grande mal ao planeta ,abusando de embalagens, garrafas e canudos plásticos ocorrendo o “desperdiçamento desperdício” de plástico. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 
 

O lixo têxtil ´faz o liberamento  a liberação do CO2, prejudicando as camadas da atmosfera (Vírgula) causando a elevação da temperatura e o descongelamento das geleiras (Vírgula) tendo como resultado o aquecimento global que resulta em turbulências em todo o planeta. (Evite um parágrafo frasal. Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Isto é uma consequência por  de como o lixo é descartado, 70% em aterros sanitários e 30% vai ser descartado em lugares inapropriados como lagos (Vírgula) rios e terrenos baldios, a céu aberto , (Justaposição) Se o lixo não for descartado de maneira correta pode contaminar o solo , chegando aos lençóis freáticos causando problemas futuros, mas  e também trazendo insetos, poluições e vetores de doenças. (Reestruture) 

(Reveja o elemento coesivo adequado) No entanto devem mudar o descarte do lixo, fazendo somente no local correto evitando a contaminação do solo, doenças, insetos e poluições, resultando na diminuição dos gases que fazem o efeito estufa, pondo  colocando a vigilância sanitária para vasculhar bairros para evitar o descarte inapropriado e assim (Vírgula) de pouco a pouco (Vírgula) o lixo começará a ser descartado em aterros sanitários (Vírgula) assim ajudando o planeta e diminuindo problemas futuros. (Evite um parágrafo frasal. A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200