Preciosa 01 - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 03/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Eco-92, realizada no Brasil (Vírgula) no Rio de janeiro (Vírguala) em 1992, teve como uns dos principais objetivos discutir e analisar planos de metas para resolução dos problemas ambientais que se estabelecem na contemporaneidade devido ao sistema vigente do capitalismo. Nessa  Dessa maneira, é necessário destacar uma ameaça à natureza e ao seu meio, o lixo têxtil como um dos principais causadores da contaminação de rios e mar. Dessa forma, é preciso discorrer que a falta de governabilidade e a lamentável situação indiferentes dos indivíduos para a questão corroborando para a problemática. (Muito bem. Formulou a tese) 

De início, convém ressaltar, (Sem vírgula) que o descaso do governo é um dos causadores que fazem o problema permanecer na sociedade. Consoante a Nicolau Maquiavel, no livro “ O Príncipe”, os governantes, para se manter no poder, devem operar a procura do bem universal. Entretanto, é visível que o Estado está a romper com essa paridade, uma vez que o Brasil produz 79 milhões de lixos sólidos em conformidade como a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública), logo que são descartados em lixões a céu aberto e por conseguinte contamina o solo e toda sua vida em volta (Melhore a construção dessa ideia). Sendo assim, é inadmissível que tal conjuntura possa se proceder no território nacional, pois colabora para o descumprimento dos objetivos da Eco-92. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, dá ênfase a omissão da sociedade civil, logo solidifica a permanência do lixo têxtil nas regiões brasileiras irregularmente. Outrossim, a ONU (Organização das Nações Unidas) (Vírgula) cujo há um plano de meta até 2030, assim com 17 objetivos no qual se inclui a sustentabilidade e segurança da “vida humana” (Melhore a construção dessa ideia). Diante disso, é frisado que a comunidade nacional não dá a relevância necessária, visto que somente 20% dos resíduos de tecidos são reciclados no país. Assim, fazendo a sociedade como principal produtora do descarte de tecidos e não priorizando a sustentabilidade brasileira. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolução do impasse que ameaça constantemente a natureza. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente - responsável por assegurar a vida aquática e humana- deve fazer campanhas de conscientização nos  para os indivíduos e empresas têxteis, por meio de profissionais especializados na área (Vírgula) para que haja a instrução necessária para o descarte de tecidos, desse modo o problema seria gradativamente erradicado e as metas proposta pela ONU se cumpririam. Além disso, há diversas maneiras da população ser sustentável, uma delas é fazer colchas com restos de tecidos para os grupos menos favorecidos socioeconomicamente,por exemplo. Enfim, é para que cada vez mais haja conscientização sobre atos humanos, logo para fazer a sociedade presente nas discussões ambientais. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200