Recentemente, uma escola no bairro realengo, no Rio de Janeiro, foi palco de um caso que chocou o país. O ex-aluno Wellington, 23 anos, entrou armado e carregando munições para dentro da instituição, sem ter enfrentado qualquer tipo de impedimento. O fato trouxe à tona um assunto delicado: a segurança pública no sistema de ensino.
Apesar da tragédia evidentemente maior em Realengo, esse não é um caso isolado. Constantemente vemos notícias sobre ameaças de bomba, de morte e, não raro, estudantes que agridem física e moralmente seus colegas. Contudo, o quadro não é irreversível. Aulas de cunho social podem ser tomadas como medidas para mudar esse panorama, promovendo a integração entre os jovens e os ensinando a conviver em grupo. Assim, além de prepará-los para a vida em sociedade, diminuirá a violência interna das entidades educadoras, com o apaziguamento dos conflitos entre os estudantes.
Todavia, violências externas ao muro do colégio podem chegar à instituição, como o ocorrido em Realengo, onde a chacina só não foi maior, pois um policial que cuidava do trânsito próximo à entidade conseguiu intervir na situação. Mas, creio que manter guardas na entrada das escolas não seja o correto, isso intimidaria os discentes e daria ares de prisão ao local de aprendizado. Então, penso que a patrulha ostensiva às mediações dos colégios seja uma melhor forma de encarar-se o problema. Uma vez que, a presença da força pública intimidará possíveis atentados e, em caso de ocorrência, diminuirá o tempo de resposta.
Tanto a preparação de profissionais para as aulas de integração social e moral nos colégios, como a implantação de patrulhas próximas às escolas, exigem investimentos do Estado. Mas, com certeza, a segurança de nossas crianças é mais importante que qualquer Copa do Mundo.
Comentários do corretor
DESENVOLVA A IDEIA DE MANEIRA QUE O ARGUMENTO TENHA FORÇA E UTILIDADE
CUIDADO COM A COESÃO
REVISE EM QUAIS CASOS UTILIZAR A CRASE
NOMES PRÓPRIOS DEVEM SER ESCRITOS COM AS INICIAIS EM MAIÚSCULO
Procure trabalhar melhor as suas ideias de maneira que fiquem mais claras, críticas e persuasivas. Ganhe credibilidade com o leitor através de argumentos fortes e coerentes com a realidade. Leia mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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