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Segurança nas escolas

Enviada em: 11/05/2011

Status:

Corrigida
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Recentemente, uma escola no bairro realengo, no Rio de Janeiro, foi palco de um caso que chocou o país. O ex-aluno Wellington, 23 anos, entrou armado e carregando munições para dentro da instituição, sem ter enfrentado qualquer tipo de impedimento. O fato trouxe à tona um assunto delicado: a segurança pública no sistema de ensino.

Apesar da tragédia evidentemente maior em Realengo, esse não é um caso isolado. Constantemente vemos notícias sobre ameaças de bomba, de morte e, não raro, estudantes que agridem física e moralmente seus colegas. Contudo, o quadro não é irreversível. Aulas de cunho social podem ser tomadas como medidas para mudar esse panorama, promovendo a integração entre os jovens e os ensinando a conviver em grupo. Assim, além de prepará-los para a vida em sociedade, diminuirá a violência interna das entidades educadoras, com o apaziguamento dos conflitos entre os estudantes.

Todavia, violências externas ao muro do colégio podem chegar à instituição, como o ocorrido em Realengo, onde a chacina só não foi maior, pois um policial que cuidava do trânsito próximo à entidade conseguiu intervir na situação. Mas, creio que manter guardas na entrada das escolas não seja o correto, isso intimidaria os discentes e daria ares de prisão ao local de aprendizado. Então, penso que a patrulha ostensiva às mediações dos colégios seja uma melhor forma de encarar-se o problema. Uma vez que, a presença da força pública intimidará possíveis atentados e, em caso de ocorrência, diminuirá o tempo de resposta.

Tanto a preparação de profissionais para as aulas de integração social e moral nos colégios, como a implantação de patrulhas próximas às escolas, exigem investimentos do Estado. Mas, com certeza, a segurança de nossas crianças é mais importante que qualquer Copa do Mundo.

 

Comentários do corretor


DESENVOLVA A IDEIA DE MANEIRA QUE O ARGUMENTO TENHA FORÇA E UTILIDADE

CUIDADO COM A COESÃO

REVISE EM QUAIS CASOS UTILIZAR A CRASE

NOMES PRÓPRIOS DEVEM SER ESCRITOS COM AS INICIAIS EM MAIÚSCULO

 

Procure trabalhar melhor as suas ideias de maneira que fiquem mais claras, críticas e persuasivas. Ganhe credibilidade com o leitor através de argumentos fortes e coerentes com a realidade. Leia mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente