[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo na época da Ditadura no país (Vírgula) estava certo ao dizer: " o Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós". Nesse sentido (Vírgula) a falta de garantia de acesso à cidadania no Brasil, devido à ausência de registro cívil, se torna um dos nós a serem desatados no atual cenário social. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro o qual ocorre inegavelmente devido não só pela inércia governamental, mas também pelo silenciamento social. (Muito bem. Formulou a tese)

Mormente, é fulcral pontuar a negligência governamental como um dia principais agravantes desse cenário, já que cabe a essas autoridades o papel de garantir o direito cívil de acesso aos documentos básicos de identificação pessoal. De acordo com o artigo 6 da Constituição federal brasileira de 1988 (Vírgula) todos são iguais perante a lei, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião, no entanto percebe-se uma falha gravíssima na execução desse artigo, uma vez que no Brasil ainda existem milhares de pessoas( sendo a maioria negros) sem uma certidão de nascimento (Apresente dados), tendo assim seus direitos (Especifque-os) como cidadão negados e sendo marginalizados na sociedade. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que embora exista uma lei que ofereça gratuidade de registros civis, ainda é muito forte a falta de conhecimento da população, devido ao silenciamento social. A filósofa alemã Hannah Arendt (Vírgula) em seu conceito de "banalidade do mal " (Vírgula) diz que a massificação da sociedade formou indivíduos incapazes de realizar julgamentos e aceitando qualquer situação sem questionar, infelizmente é nítido que a falta de informações para a população contribuiu de forma negativa para esse quadro, impedindo desse modo que muitos desconheçam seus direitos e não faça seu papel de cobrar ações do Estado. 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto (Vírgula) a urgência de se combater esse impasse. Destarte, o Ministério da Cidadania (Vírgula) em parceria com ONGs (Desenvolva a sigla) engajadas em favorecer a dignidade humana promovam ações e políticas públicas inclusivas para favorecer registros civis a todo e qualquer cidadão, além de criar palestras e mutirão para os registros civis. Tais palestras devem ser ministradas em locais públicos e webconferênciadas nas redes sociais dos envolvidos com o intuito de atingir um público maior. Com isso, espera-se que com as devidas informações o corpo social não continue fazendo parte de uma banalidade e tenha seus direitos assegurados e garantidos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200