[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Cidadão de papel" ,escrito em 1993 pelo jornalista Gilberto Dimenstein, é abordado como a cidadania no Brasil está presente apenas no papel. Apesar do ínterim entre a publicação da obra e o contexto hodierno (Vírgula) percebe-se que os direitos dos cidadãos brasileiros ainda não se concretizam devido, principalmente, à invisibilidade sofrida pelos indivíduos que não possuem registro civil no Brasil. Sob essa ótica, contribuem para a persistência desse entrave a ausência do Estado e a omissão da mídia em debater essa temática. (Muito bem. Formulou a tese) 

Diante desse cenário, é imperativo destacar como a ausência do Estado em procurar alternativas para sanar essa problemática sustenta esse quadro nocivo. Sob esse viés, o filósofo iluminista Jhon Locke desenvolveu o contrato social (Vírgula) obra na qual ele afirma que o Estado seria a máquina administrativa responsável por promover o bem-estar coletivo. No entanto, o conceito elaborado por Locke não se reverbera no corpo social brasileiro uma vez que a não garantia do acesso à cidadania perdura em nossa sociedade (Essa discussão precisa ser mais explorada). Desse modo, é imprescindível reverter esse revés.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é perceptível como a escassez de conteúdos midiáticos voltados a esta pauta solidifica a invisibilidade sofrida pela população que não possui registro civil. Segundo o sociólogo polonês Zigmunt Bauman (Vírgula) "Na era da informação a invisibilidade é equivalente a morte". Nesse sentido, esses sujeitos sociais não são assegurados dos direitos nem pelo Estado, nem pela população que desconhece essa realidade devido ao silenciamento da mídia frente a esta situação (Vírgula) trazendo, desse modo, esse impasse ao sepulcro. Dessa forma, torna- se necessário, que os veículos de comunicação auxiliem a sociedade explanando a respeito desse panorama danoso. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister combater esses obstáculos. Para isso urge ao poder público- responsável pela garantia e defesa dos direitos sociais indisponíveis- (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) cobrar ao Estado medidas mais concretas a fim de mitigar os empecilhos sofridos pelos cidadãos invisibilizados no país. Ademais,  a mídia (Vírgula) como instrumento de ampla abrangência (Vírgula) deve informar a população com mais clareza no que concerne a existência desse imbróglio por meio de propagandas nas redes de comunicações a fim de que a população também possa auxiliar no combate a essa conjuntura. Quiçá, nessa via, a cidadania no Brasil será concretizada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200