1AAfrodite - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 20/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro "Meu Pé de Laranja Lima", de José Vasconcelos, retrata a triste realidade de Zezé, um garoto de 5 anos, que vive em situação alimentar de risco por ser filho de pais com poucos recursos. Análogo a isso, conjuntura semelhante ocorre no Brasil, a saber, por causa do desemprego e do valor do salário mínimo nacional. Ademais, é válido o debate acerca do exposto, bem como medidas que revertam esse cenário hodierno. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, a diminuição dos postos de trabalho torna a questão ainda mais problemática. Para se ter uma ideia, com a advento da pandemia causada pela covid-19, muitas pessoas perderam seus postos de trabalho e consequentemente sua renda fixa. Dessa maneira, o ínfimo poder de compra impacta negativamente toda uma estrutura alimentar da população brasileira. E isso relaciona-se, sobremaneira, com a obra "Os Retirantes", de Cândido Portinari, por mostrar uma família em situação de vulnerabilidade alimentar. Destarte, é indubitável ações que revertam esse cenário em prol da dignidade humana. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é importante ressaltar que o baixo poder aquisitivo interfere significativamente na qualidade nutricional. Isso porque, ao economizar para outras áreas de subsistência humana- como energia, higiene e conforto-, sobra pouco para uma maior diversidade alimentar, por exemplo, legumes e frutas- itens imprescindíveis para a manutenção biológica e boa saúde. Consequentemente, esse fator corrobora para uma maior insegurança alimentar para a população, visto que o poder econômico é diretamente proporcional a uma melhor qualidade de vida. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a mister necessidade de intervenções que solucionem o problema exposto. Para isso, é importante que o governo federal, através de verbas governamentais negociadas pelo Tesouro Direto, prorrogue o auxílio emergencial para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica- dado a fulcralidade da sobrevivência através da alimentação. (Truncamento) Com o efeito de atenuar a insegurança alimentar na nação. Outrossim, é imprescindível, também, que o mesmo órgão governamental aumente o valor do salário mínimo dos trabalhadores de acordo com a inflação vigente, para que assim, com o aumento do poder aquisitivo, o povo brasileiro tenha uma realidade diferente a vivida por Zezé. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200