A Grande Fome - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 04/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Idade Média, o crescimento populacional e as adversidades climáticas acarretaram um período de intensa instabilidade alimentar na Europa, onde milhares de pessoas morreram de inanição. Esse evento catastrófico ficou conhecido como a "Grande Fome". Atualmente, por mais que o campo agropecuário tenha encontrado maior equilíbrio e consiga oferecer uma quantidade de alimentos suficientes ao bem-estar da população, a preocupação com a fome e a desnutrição ainda compõem a realidade de milhares de brasileiros. Entre os principais aspectos motivadores dessa problemática, a inadimplência estatal e a crise econômica no país devem ser analisados com maior detalhe. (Formulou a tese. Muito bem)

Em primeiro plano, é dever do Estado assegurar o bem-estar social da população brasileira através de políticas públicas, segundo a Constituição de 1988. Sendo assim, o direito a uma alimentação de qualidade, diversificada e nutricionalmente balanceada é inerente a todo cidadão e deve ser propiciado pela administração governamental. Entretanto, nos dias de hoje, a aplicação dessa garantia não está sendo realizada de forma razoável, o que acaba gerando dificuldades na obtenção de alimentos destinados à subsistência das famílias e, consequentemente, promovendo o aparecimento de problemas nutricionais (Explore mais essa ideia). Tais condições, por sua vez, comprometem o desempenho individual e estimulam o desemprego, tendo em vista a diminuição da produtividade, seja no trabalho ou na escola.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a redução do poder de compra, motivada pela crise econômica no país, consoante ao aumento do preço dos alimentos e a desvalorização da moeda, representa um grande obstáculo aos brasileiros na manutenção de uma dieta consistente. Apesar do Brasil ser um dos líderes na produção agropecuária mundial, grande parte dos produtos agrícolas fabricados em território nacional são exportados, enquanto o restante alcança valores abusivos, devido à inflação e os demais efeitos decorrentes da crise mencionada. Nesse sentido, observa-se uma inter-relação entre a insegurança alimentar e os problemas econômicos do país, levando em consideração que um suscita o outro através do desemprego. (Ótima discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema apresentado, é inadiável a presença do Estado na aplicação do direito constitucional de bem-estar social, por meio de políticas públicas, a fim de que todos os brasileiros possam ter uma boa alimentação e, como resultado, contribuam para a contenção dos entraves econômicos no país. Somente assim, (Sem vírgula) será possível romper a ligação histórica da fome com a sociedade brasileira atual. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200