FBS #6 - Banco de redações


Insegurança alimentar no Brasil

Enviada em: 03/11/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retradada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a insegurança alimentar Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do salário mínimo insuficiente, quanto dos altos níveis de desemprego. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionando da sociedade brasileira. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

Primeiramente, é importante ressaltar que a insegurança alimentar no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais reccorências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o salário mínimo torna-se insuficiente para garantir a subsistência de uma família, desencadeando assim diversas inseguranças alimentares no Brasil, uma vez que, (Sem vírgula) muitas pessoas não sabem se vão conseguir comer com a qualidade e a quantidade necessária. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Discussão pertinente) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar os altos níveis de desemprego como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla) há atualmente 14,3 milhões de desempregados, visto que, (Sem vírgula) é um número altamente problemarto já que muitas pessoas não conseguem garantir a própria tenda, o que acaba impactando, principalmente, as famílias de classes mais baixas no Brasil. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que tal elevado níveis de desemprego contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar a insegurança alimentar no Brasil, necessita-se, urgemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio do Ministério da Economia - órgão responsável pela política econômica nacional - será revertida na criação de vagas de empregos que serão destinadas, exclusivamente, para famílias de baixa renda que se enquadra no perfil das pessoas que sofrem com algum tipo de insegurança alimentar no Brasil. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo os impactos nocivos da insegurança alimentar, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200