11AA20 - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 20/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Laranja Mecânica", do escritor Anthony Burgess, é retratado um futuro distópico em que há demasiada violência em uma cidade, causada por jovens truculentos. Com isso, nota-se que a ausência de proteção pessoal, como o porte de armas, só acentua tal problemática na sociedade. Assim, gera insegurança e, além disso, mal-estar social. Ademais, é imprescindível o debate acerca do exposto, bem como soluções para essas questões. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro plano, é indubitável que a falta de segurança torna a questão ainda mais preocupante. Dessa maneira, o aumento do porte de armas na população faz com que as pessoas sintam-se mais protegidas para atentados contra a sua vida. Para exemplificar esse argumento, no ano de 2018, em Suzano, uma policial de folga protegeu várias crianças de um bandido armado em frente uma escola, graças a posse de uma arma. (Truncamento) O que comprova a veracidade da importância do porte de armas para proteção pessoal. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é válido ressaltar que os grandes usurpadores de poder, como Hitler, desarmaram a população para deixá-la indefesa. Assim, nota-se que o Estatuto do Desarmamento, sancionado em 2003, trouxe apenas mal-estar para o povo por negá-los o direito a sua proteção à vida (Essa discussão precisa ser mais explorada). Dessa forma, engendra na população um terror social pelo fato de estarem à mercê de indivíduos mal intencionados , a saber, (Sem vírgula) ditadores da história, como, (Sem vírgula) Fidel Castro.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para dissolução dessa conjuntura, faz-se primordial que o governo federal, através de legislações públicas, sancione a lei que minimize a quantidade de porte de armas, que, atualmente, para o cidadão comum é de seis- visto a natureza da questão. (Truncamento) Para que assim, diferentemente da ultraviolência ocorrida na obra de Burgess, a sociedade brasileira sinta-se mais protegida e menos vunerável a ataques hostis. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200