A segurança é um direito inerente a todo brasileiro, como prevê o artigo 6° da Constituição federal de 1988. No entanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando analisa-se se analisa o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. A exemplo disso, os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que os maiores índices de assassinatos decorrentes de arma de fogo vêm do Brasil, o que configura um grave problema social. Diante disso, cabe uma análise sobre os motivos que geram esse quadro.
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é coerente apontar a falta de medidas governamentais como um fator que fomenta o problema. Sabe-se que é função do Estado garantir a segurança da população. Entretanto, os moradores de bairros periféricos enfrentam assaltos diariamente, número de viaturas insuficientes para a demanda de crimes do lugar, pouca iluminação pública e entre outros fatores que contribuem para um ambiente propício para atos delituosos. Diante disso, os civis irão procurar meios alternativos para assegurar a sua proteção e a de seus bens, como explica o sociólogo Antônio Rangel Bandeira em sua obra “Armas para quê?”, gerando, com isso, uma sociedade cada vez mais violenta. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é correto afirmar que a desigualdade social é outro motivo que leva os brasileiros a buscarem ter uma arma. A lei Áurea extinguiu a escravidão no Brasil, em 13 de Maio de 1888. Porém, tal ação não garantiu aos negros moradia e qualidade de vida, visto que essa minoria passou anos agrupando-se em cortiços, e a consequência disso repercute até os dias atuais: áreas de extrema vulnerabilidade social. Esses indivíduos que vivem à margem da sociedade conseguem armamento de maneira ilegal e ingressam no crime, visando um ascensão social. (Reveja a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica nítido a necessidade de medidas para diminuir a circulação de armas de fogo no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação deve capacitar mais pessoas para área de segurança, por meio de concursos públicos, e o Ministério da economia deve liberar verba para um maior investimento em políticas públicas funcionais e que supram as necessidades dos bairros marginalizados, com a finalidade de diminuir a violência urbana drasticamente e para que os civis se sintam mais seguros nos centros urbanos. Dessa forma, o Estado irá cumprir de maneira mais eficiente o seu papel, e o artigo 6° da Constituição federal de 1988 abrangerá de maneira mais totalitária os brasileiros. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |