KMQ - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Estatuto do Desarmamento tem como objetivo de regulamentar e dificultar a comercialização de armas de fogo, sendo permitida apenas quando comprovada a necessidade. Entretanto, no Brasil, o objetivo do Estatuto não está sendo amplamente implementado, uma vez que está ocorrendo um aumento na circulação de armas de fogo atualmente. Logo, é preciso discutir os impactos que essa grande quantidade de armas pode causar na sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é necessário destacar que o maior número de armas de fogo circulando aumenta as chances de uma pessoa despreparada utilizá-la. No filme “Coringa”, narra a história de Arthur Fleck, um homem com problemas mentais que recebe uma arma emprestada de um colega e com ela comete diversos assassinatos. Fora da ficção, em escalas menores, situações semelhantes podem ocorrer, já que o dono regulamentado da arma de fogo em algum momento pode emprestá-la ou até mesmo ser furtado por uma pessoa despreparada e, provavelmente, com más intenções, possa cometer crimes (Uso produtivo da informação. Muito bem). Nesse sentido, é perceptível o risco do elevado número de armas de fogo entre a população.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar a ligação direta entre o aumento da circulação de armas de fogo e a taxa de homicídios. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a cada acréscimo de um por cento no número de armas eleva em dois por cento a quantidade de mortes. Nessa perspectiva, percebe-se que o grande número de armas, atualmente, no Brasil, infelizmente, é nocivo para a sociedade, uma vez que elas podem ser usadas em situações indevidas, como em discussões de trânsito e até mesmo em brigas nos bares causando um aumento na taxa de homicídios (Explore mais essa informação). Desse modo, faz-se necessário medidas para a diminuição na quantidade de armas em circulação. (Boa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal -poder executivo no âmbito da União- deve, por meio da restruturação da regulamentação, diminuir a quantidade de armas que uma pessoa pode ter, além de implementar testes psicológicos mais efetivos. Esses testes devem treinar e avaliar os indivíduos emocionalmente, principalmente em situações de estresse, isso tudo com o objetivo de reduzir a quantidade de armas em circulação e garantir que o dono legal da arma tenha as devidas capacidades de utilizá-la. Fazendo isso o objetivo do Estatuto do Desarmamento será melhor alcançado. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200