P - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela: " a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Nessa perspetiva, o aumento do porte de armas pelos civis , (Sem vírgula) só deixa a todos preocupados dado ao o perigo que pode gera para a população. Logo, isso consequentemente causa uma grande proporção de homicídios e a falta de investimentos na educação. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a alta taxa de homicídio no Brasil é infelizmente uma consequência do aumento de circulação de armas no país. Nesse sentido, vale ressaltar, um aumento de cinco por cento em assassinatos em 2020, afirmam dados preliminares. Sob tal ótica, o resultado não é muito surpreendente, afinal, um cidadão não deveria se preocupar em portar uma arma para se defender, pois quem deveria portar- las são os policiais; tal feito, (Sem vírgula) é derrubando pela falta de investimento na polícia brasileira, cuja guardas civis mal armados devem trocar tiros com um grupo de criminosos cheios de munição (Reestruture essa discussão). Desse modo, muitas pessoas se tornam capazes de obter uma arma sem nem saber usar- la usá-la, execravelmente porque o atual presidente acha que é melhor uma população armada do que realmente protegida.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de uma boa educação mitiga a conscientização acerca do problema discutido, pois (Vírgula) como dito por Nelson Mandela (Vírgula) é a arma mais poderosa (Melhore a construção dessa ideia). Sobre isso, é de imprescindível importância lembrar do grande professor braseiro Paulo Freire que diz: "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda". Sob este viés,  a população precisa de investimentos na educação urgentemente, porque só com ela é possível desenvolver o senso crítico do brasileiro, o deixando hábito para votar em políticos mais qualificados, além de livrar jovens do mundo do crime, onde não tem futuro. Dessa maneira,o conhecimento não só impede o uso indevido de armas, mais  mas também impedir a futura geração de se envolver com meios ilícitos. (Reestruture a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é indiscutível o quanto a circulação de armas na população não deve persistir. Portanto, o governo federal ( definido como mais capacitado)  deve investir incansavelmente no conhecimento de modo que possibilite aos alunos o melhor possível, a fim de conscientiza os civis sobre o futuro da nação. Outrossim, cancelar os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro acerca da facilidades do portes de armas, com a finalidade de diminuir a taxa de homicídio aumentada em 2020. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200