Segundo o filósofo inglês, Thomas Hobbes (Vírgula) “ O homem é lobo do próprio homem”, ou seja, todo indivíduo é mau e por isso é necessário transmitir o poder individual para o Estado, que deverá criar leis e garantir a aplicação da justiça. Entretanto, o aumento de posse de armas de fogo entre civis contradiz essa perspectiva e traz à luz problemáticas ligadas à terceirização da segurança pública, tal como a desigualdade social. Por meio disso mostra-se necessário o debate acerca dos motivos para aumento da circulação de armas de fogo. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O artigo 144 da Constituição Federal declara que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, ou seja, cabe ao Estado garantir que cada cidadão sinta-se seguro. O aumento da circulação de armas demonstra o sentimento de insegurança presente na população e que o dever do Estado está sendo terceirizado. Este fato torna-se exposto, uma vez que, (Sem vírgula) o corpo social sente a necessidade de zelar pela sua segurança e dos demais por meio do armamento individual, devido à crescente violência. (Evite uma argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O sentimento coletivo de insegurança, decorrente do aumento da criminalidade, evidencia um problema na base social que é a falta de acesso à educação. O filósofo alemão Kant afirmava que “O homem é aquilo que a educação faz dele” (Ponto final) Sob esta perspectiva (Vírgula) torna-se necessário discutir sobre a falta de acesso à mesma (Use quando houver ideia de igualdade) enfrentada por parte da sociedade. Este obstáculo impacta de forma negativa a população de forma coletiva, dificultando de inserção do indivíduo no mercado de trabalho, acesso à saúde e lazer, aumentando a criminalidade (Vírgula) levando a insegurança social. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto faz-se necessário investimento em ações que busquem solucionar problemas presentes na base sociedade. O aumento no investimento da educação, por meio da melhoria de escolas, valorização dos professores e atividades que procurem garantir ao cidadão dignidade e direitos básicos. Ações intencionando o fortalecimento da segurança pública como iluminação de vias, aumento e melhor direcionamento de policiamento mostra-se crucial, da mesma forma que o fortalecimento da relações de confiança entre sociedade e a Polícia Militar para que, deste modo, ocorra o aumentoda aumento da sensação de segurança e diminuição na obtenção de armas de fogo. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |