Em "Iracema", romance escrito por José de Alencar, é possível perceber as relações entre os povos originários e o homem branco serem descritas de modo idealizado, onde o europeu é visto como superior e professor, vindo do além-mar para purificar o povo “selvagem”. Esse conceito, abordado em diversos outros livros e mídias, foi fincado no imaginário popular, criando, assim, uma certa rivalidade entre a ideia de indígena com o concreto indígena, dificultando a empatia do povo, facilitando a conquista de terras indígenas. Dessa forma (Vírgula) é discutido o marco temporal, uma medida que deslegitima toda terra indígena que não estava em uso em 5 de outubro de 1988. Esta é um símbolo desse embate, e, portanto, deve ser discutida e analisada para que cheguemos (Evite ideia de primeira pessoa) em uma conclusão verdadeiramente democrática. (Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o artigo 231 da Constituição, “os povos nativos têm direitos reconhecidos sobre as terras que tradicionalmente ocupam”, sem nenhuma menção a datas. Considerar a conjugação do verbo “ocupar” como indicador de uma data específica é arbitrária e imparcial, visto que nela diversas comunidades foram vítimas de atos de violência que acabaram expulsando-as de suas terras por direito. Não obstante, a bancada ruralista continua com essa linha de argumentação, chegando a afirmar que se o marco não for aprovado, (Sem vírgula) “os indígenas poderiam reivindicar até a praia de Copacabana”, uma óbvia falácia com objetivo de chocar a população, usando do imaginário popular, fomentado por mídias romantizadas e mentirosas, para rivalizá-los contra os povos originários. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Essas ações abalam os pilares do Estado Democrático de John Locke, que deve assegurar o direito à vida, à liberdade e à propriedade privada: vidas indígenas são colocadas em risco com frases dessa natureza, que incitam o povo a rivalizar e até violentar o alvo da malícia; a liberdade do povo é inibida com as mentiras da mídia e das elites, os impedindo de ver a verdade; e por fim as comunidades nativas são impedidas de viver na terra que lhes é direito. Para resolver essa incógnita, porém, é necessário que o Estado tome sua decisão. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é preciso enxergar a nocividade que a indústria do entretenimento pode causar ao aproximar-se de assuntos polêmicos como esse, e que é necessário refletir sobre o que se consome, seja de um jornal ou livreto. Para a resolução desse conflito, a anulação do marco temporal é vidente de um Estado Democrático, votado pelo Supremo Tribunal Federal para que as terras indígenas continuem pertencentes a àqueles que detêm seu direito democrático. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |