No livro "Memórias Póstumas de Brás-Cubas", de Machado de Assis, Brás-Cubas cita que não teve filhos para não transmitir a ninguém o legado de nossa miséria. Nesse sentido, observa-se que a conjuntura da sociedade brasileira faz a decisão de Brás Cubas ser de forma acertada, visto que muitos dos problemas do Brasil perduram ou surgem ao longo das gerações, sendo possível dizer que um desses é a questão do marco temporal. Dessa forma, faz-se preponderante analisar quais as causas desse estorvo para se ter sua solução. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é de suma importância destacar que o descaso governamental constitui um dos agentes do problema. Conforme John Locke, filósofo contratualista, o Estado tem o dever de cumprir as necessidades de todo cidadão. Entretanto, verifica-se que o governo não tem cumprido o seu papel institucional, uma vez que temas como o marco temporal existem na realidade brasileira, já que tal questão prejudicaria muitos indígenas, caso seja aceita, dado que todo indígena será retirado de sua propriedade, se não a ocupa desde a promulgação da Carta Magna, o que evidencia a incapacidade do governo de exercer sua função para garantir os direitos dos cidadãos. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro influenciador da problemática é a ausência de conhecimento das raízes do povo indígena. Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto que está inserido. Sob esse prisma, infere-se que Émile Durkheim está certo, dado que grande parte da população brasileira aprova a questão do marco temporal, visto que não possuem grande conhecimento das raízes históricas brasileiras, sendo isso fruto de um ensino eurocentrista, em que na educação básica do Brasil, (Sem vírgula) dá-se prioridade ao estudo dos povos europeus e não à cultura dos povos formadores da nação. Logo, medidas precisam ser tomadas para evitar esse empecilho. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, O o governo deve disseminar a história dos povos indígenas, de modo interativo e conciso, nas escolas, por meio de cartazes e panfletos, fazendo, também, palestras na maioria das instituições escolares, tanto públicas quanto privadas, para apresentar de modo mais detalhado a história desse povo, em que, para a realização desse plano, o governo contará com o apoio do Ministério da Educação. Assim, espera-se que a população conheça toda a história de início do país, para a reformulação do pensamento sobre o marco temporal e, além disso, que ajude a não concretização da tese. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |