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Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
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No livro "Memórias Póstumas de Brás-Cubas", de Machado de Assis, Brás-Cubas cita que não teve filhos para não transmitir a ninguém o legado de nossa miséria. Nesse sentido, observa-se que a conjuntura da sociedade brasileira faz a decisão de Brás Cubas ser de forma acertada, visto que muitos dos problemas do Brasil perduram ou surgem ao longo das gerações, sendo possível dizer que um desses é a questão do marco temporal. Dessa forma, faz-se preponderante analisar quais as causas desse estorvo para se ter sua solução. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é de suma importância destacar que o descaso governamental constitui um dos agentes do problema. Conforme John Locke, filósofo contratualista, o Estado tem o dever de cumprir as necessidades de todo cidadão. Entretanto, verifica-se que o governo não tem cumprido o seu papel institucional, uma vez que temas como o marco temporal existem na realidade brasileira, já que tal questão prejudicaria muitos indígenas, caso seja aceita, dado que todo indígena será retirado de sua propriedade, se não a ocupa desde a promulgação da Carta Magna, o que evidencia a incapacidade do governo de exercer sua função para garantir os direitos dos cidadãos. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro influenciador da problemática é a ausência de conhecimento das raízes do povo indígena. Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto que está inserido. Sob esse prisma, infere-se que Émile Durkheim está certo, dado que grande parte da população brasileira aprova a questão do marco temporal, visto que não possuem grande conhecimento das raízes históricas brasileiras, sendo isso fruto de um ensino eurocentrista, em que na educação básica do Brasil, (Sem vírgula) -se prioridade ao estudo dos povos europeus e não à cultura dos povos formadores da nação. Logo, medidas precisam ser tomadas para evitar esse empecilho. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, O o governo deve disseminar a história dos povos indígenas, de modo interativo e conciso, nas escolas, por meio de cartazes e panfletos, fazendo, também, palestras na maioria das instituições escolares, tanto públicas quanto privadas, para apresentar de modo mais detalhado a história desse povo, em que, para a realização desse plano, o governo contará com o apoio do Ministério da Educação. Assim, espera-se que a população conheça toda a história de início do país, para a reformulação do pensamento sobre o marco temporal e, além disso, que ajude a não concretização da tese. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200