Caminhos para o parto humanizado seguro na sociedade atual - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 20/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A liberdade de escolha é um direito de todos os cidadãos, segundo o pensamento de Jean Paul Sartre. Posto isso, fica explícito que o parto humanizado consiste em uma nova realidade na sociedade e precisa ser respeitado, haja vista, (Sem vírgula) ser um direito natural de escolha da mãe pela maneira mais confortável diante da sua necessidade e realidade. Entretanto, vale ressaltar que as medidas preventivas como, (Sem vírgula) o acompanhamento médico, (Sem vírgula) devem ser inseridas no processo a fim de evitar riscos para os envolvidos no parto. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Outrora, no Período Colonial, no século XVI, a condução dos partos normais ocorria somente com o acompanhamento das parteiras que, por vezes, não detinham recursos necessários para as emergências. Ademais, o despreparo profissional e a falta de assistência eram fatores preocupantes (Vírgula) pois, além de provocar o sofrimento da mãe e do bebê (Vírgula) poderia ainda levá-los a óbito. Contudo, com o decorrer dos anos e com a evolução da medicina, o papel do médico contornou grande parte dos problemas e evitou danos à saúde dos indivíduos. Todavia, mesmo havendo benefícios no parto médico observa-se que a assistência psicológica é , por vezes, negligenciada e o desconforto do processo torna-se invasivo à mulher, corrompendo assim a sua liberdade, segundo o pensador Rousseau. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a liberdade e o direito do cidadão na atualidade é uma prerrogativa essencial que deve ser observada de modo a manter a dignidade do cidadão sem prejudicar o seu direito, conforme apresenta Voltaire. Desse modo, a escolha do procedimento do parto deve ser respeitada desde que não coloque a vida dos envolvidos em risco, sobretudo, com supervisão médica. Vale destacar que no Brasil existe uma carência significativa de redes hospitalares que oferecem parto humanizado às gestantes, corroborando desse modo com a busca desse procedimento em ambientes ilegais e sem autorização (Reveja essa ideia). Assim, observa-se que nos ambientes clandestinos o trabalho ativo da mãe é priorizado, mas os respaldos em casos de complicações não existem. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, fica nítido que a busca pelo parto humanizado é crescente e carece de assistência médica. Assim, espera-se que o Conselho Federal de Medicina, CFM, (Muito bem. Apresentou o agente) inclua o parto humanizado nas redes hospitalares (Muito bem. Apresentou a ação), por meio da adaptação e das reformas necessárias dos espaços existentes, como a inserção de suítes com banheiras e os equipamentos auxiliares no trabalho de parto (Muito bem. Apresentou o meio). Desse modo, o parto humanizado seria mais seguro e os casos de óbitos ou traumas seriam reduzidos. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Cuidado com uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200