Por muitas vezes, a importância social que se tem uma gravidez passa despercebido, (Ponto final) Porém, o desenvolvimento de uma vida no útero da progenitora, (Sem vírgula) é o que faz a evolução dos seres humanos na Terra prosseguirem até os dias atuais. Algo natural, que provém do instinto básico de sobrevivência das espécies, mas que, cada vez mais, no âmbito humano, vem sofrendo intervenções tecnológicas, instrumentais e medicinais, (Melhore a progressão de ideias) levanta a questão, essas interferências tornam o realizar de algo tão essencial mais sadio? (Problemas na progressão de ideias. Reveja coesão) E além, o jeito em que são geradas essas vidas não são questões que tratam da saúde da sociedade como um todo? (Reestruture e contextualize o tema com clareza. Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, na história do mundo, os nascimentos eram através de parto normal, em casa, geralmente com o auxílio de parteiras. As mulheres sentiam dores e algumas morriam na hora de “dar à luz” devido a complicações, o que, em até certa época, era visto pela igreja como merecido, já que seria a forma de pagar pelos pecados originais. Ao No início do século XX, esse ato foi passando a ser realizado em hospitais. Surgiram instrumentos como o fórceps, métodos como o parto por cesárea, a fim de resolver os problemas dos partos difíceis. Mas, (Sem vírgula) esses procedimentos também trouxeram suas problemáticas, pois, muitas vezes, lesionavam as mães, perfurava o crânio dos recém-nascidos, e no caso do começo das cirurgias cesarianas, (Sem vírgula) matavam muitas por falta de sutura no corte, ocasionando mortes por perda excessiva de sangue. (Reelabore as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Até hoje, as técnicas na hora do parto apresentam suas controvérsias, sendo a saída levar em consideração as melhores condições para mãe. Essas condições cabem a ela e a seu bebê. Porém, a maneira em que a sociedade vê as mulheres, (Sem vírgula) afeta diretamente em muitos aspectos de suas vidas, vide antigamente onde o sofrimento delas era justificado porque o mundo era visto através do viés religioso. E mesmo atualmente, apesar dos avanços em relação aos direitos femininos, sua autonomia ainda não é respeitada, levando a serem submetidas a processos invasivos, e às vezes até degradantes na hora de parir, igual no passado. A violência obstétrica, os altíssimos números de partos por cesáreas sem necessidade no Brasil (Apresente dados), (Sem vírgula) são fortes indicadores dessa falta de escolha e respeito. E em algo que é relativo à continuidade de toda a humanidade, e também a outros fatores sociais, deve-se pensar coletivamente e da forma mais sensata. (Reveja as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Por isso, em vista dos pontos discutidos até aqui, se conclui conclui-se, (Sem vírgula) que, (Sem vírgula) o parto de maneira humanizada, (Sem vírgula) é sim uma questão de saúde pública, e que, sendo assim, é necessário que o governo federal assegure as mulheres tanto seus direitos como seres humanos livres, quanto a serviços de saúde dignos no momento do parto, dando a elas a real garantia de escolha, com mais casas de parto normal no Brasil, sem procedimentos não requisitados, intervenções desnecessárias e desmoralizações, para que assim o gerar aconteça da melhor maneira possível para a mãe e seu filho.
Comentários do corretor
Faça um "filtro" das discussões que foram apresentadas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |