[Sem título] - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 10/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Embora a Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) assegure o acesso à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. (Ideias fragmentadas) Tal prerrogativa não tem se reverberado com destaque na prática quando se observa o parto humanizado em questão no Brasil. Diante dessa perspetiva convém analisarmos os principais aspectos que favorecem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para se proporcionar assistência médica humanizada para as mulheres no período de gestação, prática que é mais beneficiável a gestante. Segundo a obra "Cidadão de papel" (Vírgula) do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, os indivíduos são reconhecidos e amparados pelo Estado apenas no papel. Nesse contexto é perceptível que (Vírgula) apesar da saúde está  estar garantida no artigo (6°) da Constituição federal (Vírgula) há falhas na universalização desse direito social tão importante. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais é fundamental destacar que a depressão pós-parto atinge cerca de 25% das mães brasileiras. (Melhore a progressão de ideias) Um revés frequente no corpo social brasiliano e que pode ser facilmente combatido com o parto humanizado, que oferece a gestante e ao recém-nascido uma assistência médica específica. Contudo, a falta de conhecimento sobre esse tema faz com que a depressão pós-parto seja uma realidade crescente no país. Outrossim, a falta de informação acerca do parto humanizado faz com que o Brasil realize quatro vezes mais césares  cesáreas do que os 15% considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo Platão (Vírgula) célebre, (Sem vírgula) filósofo grego, defendia a ideia de que o importante, antes de tudo, é viver bem, de modo a enaltecer  mesmo que indiretamente o valor da saúde. Nesse sentido, podemos afirmar que a saúde é algo primordial, direito de todos e dever do estado. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente), através de campanhas midiáticas (Muito bem. Apresentou o meio), divulgue informações sobre o parto humanizado (Muito bem. Apresentou a ação), para que as mulheres tenham mais autonomia ao optarem por esta prática. Além disso, é essencial o preparo dos profissionais de saúde para auxiliar as gestantes e promover um parto mais saudável. Assim torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação de elementos elencados na magna carta. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200