Autonomia da mulher - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 10/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sendo considerado menos invasivo , o parto humanizado refere-se à liberdade feminina assegurada e respeitada durante a concepção . Antagônico a isto , a hemorragia, trombose, infecção, (Sem vírgula) e endometriose são alguns exemplos de complicações de um parto cesáreo, sendo este (Vírgula) portanto, recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde ) em segunda instância .Contudo , o Brasil é um dos países de menor efetividade nesta decisão gestacional ,depreendendo-se de uma grave questão de saúde pública, indubitavelmente gerada pela ausência de conhecimento da mulher sobre o assunto e a negligência governamental na capacitação do SUS (Sistema Único de Saúde) em acatar esta demanda . (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Logo, a falta de conhecimento materno sobre as relevantes consequências durante o parto cesáreo, (Sem vírgula) torna possível o aumento nos casos em que a paciente e/ou o seu bebê são acometidos à óbito, uma vez que, (Sem vírgula) o parto humanizado (Vírgula) por haver menos intervenções médicas (Vírgula) é mais seguro. No entanto , a incidência desses casos decorrem da irresponsabilidade pública e midiática na maior propagação de informações sobre o respectivo assunto, dando as mulheres autonomia gestacional (Apresente essa ideia com clareza). (Ideias fragmentadas)Tornando (Vírgula) com isso , mais inibida as " dificuldades de ser uma mulher " diante da sociedade ; questão abordada pela escritora ucraniana Clarice Lispector ,que apesar de não ser autodeclarar feminista foi considerada uma grande revolucionária das condições de vida de uma mulher e a sua liberdade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inaptidão do sistema público de saúde brasileiro proporcionado pela insuficiência de capital financeiro corrobora com a a falta de leitos neonatais que proporcionem a naturalização dos partos sempre que demandados. (Ideias fragmentadas) No qual, (Sem vírgula) pode ser intervindo com a fiscalização e efetividade moral do estado, na construção de novos centros médicos obstétrico de acordo com o requerimento de cada município, além da capacitação médica e hospitalar dos centros já existentes. Sendo tudo isso fundamental na defasagem do porcentual estabelecida pela OMS de no máximo 15% de partos cesáreos em cada país . (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que haja um aumento exponencial dos casos de partos humanizados no Brasil, é necessário que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) disponibilize uma maior quantidade verbas para a construção de centros médicos obstétricos (Muito bem. Apresentou a ação), e uma mobilização midiática na propagação de informações sobre as possibilidades e respectivas consequências de partos, por meio de campanhas comunitárias expositivas mais efetivas (Muito bem. Apresentou o meio), através dos principais veículos de comunicação , com a finalidade de conceder a soberania às mulheres sobre o seu corpo durante este importante momento (Muito bem. Apresentou a finalidade). E ,inobstante a isto ​​​​​​​(Vírgula) os emblemáticos embates deixados por Lispector poderão ser paulatinamente minimizados.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200