"Ordem e progresso" os dizeres na bandeira do Brasil, (Sem vírgula) se monstram contraditórios quando tem se se tem na saúde pública a falta de apoio para o protagonismo da mãe e do filho no parto. Para combater essa mazela a união do Estado e dos médicos é indispensável. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a postura do Estado precisa ser analisada. O Brasil é o segundo país que mais faz cesáreas, esse fato evidência evidencia que o Poder Público não fornece as devidas informações e assistências às gestantes e aos profissionais de saúde. Por isso, muitas vezes as cesáreas são feitas sem necessidade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, o papel dos médicos precisa ser pensado. "Para mudar o mundo precisamos mudar a forma de nascer" (Ponto final) essa frase do obstetra Michel Odent, (Sem vírgula) nos apresenta uma atualidade onde uma parcela dos médicos não respeitam o tempo do bebê e da mãe, sem deixar o parto ser humanizado. É preciso que deixem eles serem protagonistas do momento. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a parceria entre Estado e médicos são cruciais na resolução do problema. Portanto, o Ministério da Saúde deveria deve (Muito bem. Apresentou o agente) contratar doulas para ajudar as gestantes no pré-natal, parto e pós-parto e também capacitar os profissionais de saúde para fazer partos humanizados. Assim, poderemos tá estar praticando o que Michel Odent fala.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |